ESPORTE

Halep quebra jejum contra Svitolina em Doha e volta a uma final após 6 meses

15 Fev 2019 - 17h52

Simona Halep sofreu, mas venceu a ucraniana Elina Svitolina por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4, nesta sexta-feira, e garantiu vaga na final do Torneio de Doha, encerrando um jejum de seis meses sem avançar a uma decisão no circuito profissional - ela disputou a última em 19 de agosto, quando, então como tenista número 1 do mundo, foi surpreendida pela holandesa Kiki Bertens na luta pelo título em Cincinnati, nos Estados Unidos.

Atual terceira colocada do ranking mundial e cabeça de chave número 1 da competição realizada em quadras duras no Catar, a romena precisou jogar 2h07min para despachar Svitolina, hoje a sétima jogadora da WTA.

Com o triunfo, Halep se credenciou para enfrentar na decisão deste sábado a belga Elise Mertens, 21ª colocada da WTA, que surpreendeu a alemã Angelique Kerber, a 6ª do ranking, na outra semifinal do dia. Ela também ganhou por 2 sets a 1, com 6/4, 2/6 e 6/1, para assegurar o seu lugar na briga pela taça.

Embora defendesse a condição de principal favorita em Doha, Halep vinha de três derrotas seguidas para Svitolina, sendo a última delas a sofrida na final do Torneio de Roma do ano passado, na Itália. E a ucraniana defendia um retrospecto de quatro vitórias em seis duelos entre as duas.

Entretanto, a romena encerrou o jejum contra a rival ao aproveitar quatro das nove chances que teve de quebrar o saque da sua oponente, que converteu três de oito break points. Assim, ela obteve a sua primeira vitória sobre a adversária desde quando a eliminou nas quartas de final do Grand Slam de Roland Garros, em 2017, ano em que foi batida pela jogadora da Ucrânia em três embates: um em outra decisão em Roma e depois em Toronto, no Canadá, e no WTA Finals, em Cingapura.

Já Mertens, de 23 anos, surpreendeu Kerber, de 31, neste que foi o primeiro duelo entre as duas no circuito profissional. A belga aproveitou três das quatro oportunidades que teve de quebrar o saque da alemã, que só converteu três de nove break points.

A final deste sábado marcará o terceiro duelo entre Mertens e Halep, que levou a melhor nos dois primeiros, ambos disputados no ano passado, em Roland Garros e em Madri, nas duas ocasiões em piso de saibro.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Esportes

Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil

Já eliminado, Leão do Sul perde vaga nas quartas de final do Campeonato Catarinense
Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil
Esportes

Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil

Com o resultado, o Jaraguá pode até empatar o duelo de volta que se classifica à segunda fase
Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil
Geral

Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo

O projeto prevê duas quadras poliesportivas com arquibancadas, vestiários, banheiros, sala administrativa e depósito/almoxarifado
Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo
Esportes

Denúncia de escalação irregular suspende duelo pelas semifinais em SC

Caso envolve defensor do Hercílio Luz, time eliminado pela Chapecoense
Denúncia de escalação irregular suspende duelo pelas semifinais em SC
Ver mais de Esportes