transito
ESPORTE

Halep quebra jejum contra Svitolina em Doha e volta a uma final após 6 meses

15 Fev 2019 - 17h52

Simona Halep sofreu, mas venceu a ucraniana Elina Svitolina por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4, nesta sexta-feira, e garantiu vaga na final do Torneio de Doha, encerrando um jejum de seis meses sem avançar a uma decisão no circuito profissional - ela disputou a última em 19 de agosto, quando, então como tenista número 1 do mundo, foi surpreendida pela holandesa Kiki Bertens na luta pelo título em Cincinnati, nos Estados Unidos.

Atual terceira colocada do ranking mundial e cabeça de chave número 1 da competição realizada em quadras duras no Catar, a romena precisou jogar 2h07min para despachar Svitolina, hoje a sétima jogadora da WTA.

Com o triunfo, Halep se credenciou para enfrentar na decisão deste sábado a belga Elise Mertens, 21ª colocada da WTA, que surpreendeu a alemã Angelique Kerber, a 6ª do ranking, na outra semifinal do dia. Ela também ganhou por 2 sets a 1, com 6/4, 2/6 e 6/1, para assegurar o seu lugar na briga pela taça.

Embora defendesse a condição de principal favorita em Doha, Halep vinha de três derrotas seguidas para Svitolina, sendo a última delas a sofrida na final do Torneio de Roma do ano passado, na Itália. E a ucraniana defendia um retrospecto de quatro vitórias em seis duelos entre as duas.

Entretanto, a romena encerrou o jejum contra a rival ao aproveitar quatro das nove chances que teve de quebrar o saque da sua oponente, que converteu três de oito break points. Assim, ela obteve a sua primeira vitória sobre a adversária desde quando a eliminou nas quartas de final do Grand Slam de Roland Garros, em 2017, ano em que foi batida pela jogadora da Ucrânia em três embates: um em outra decisão em Roma e depois em Toronto, no Canadá, e no WTA Finals, em Cingapura.

Já Mertens, de 23 anos, surpreendeu Kerber, de 31, neste que foi o primeiro duelo entre as duas no circuito profissional. A belga aproveitou três das quatro oportunidades que teve de quebrar o saque da alemã, que só converteu três de nove break points.

A final deste sábado marcará o terceiro duelo entre Mertens e Halep, que levou a melhor nos dois primeiros, ambos disputados no ano passado, em Roland Garros e em Madri, nas duas ocasiões em piso de saibro.

Matérias Relacionadas

Esportes

Itália - relembre as duas campanhas campeãs do país na Eurocopa

Os italianos são os atuais campeões da competição
Itália - relembre as duas campanhas campeãs do país na Eurocopa
Geral

Avanços tecnológicos aplicados aos jogos online no Brasil

No contexto dos jogos online no Brasil, e em particular dos jogos de azar virtuais, esses avanços também motivam que mais jogadores tentem fazer sua aposta certeira no Brasil, sendo que cada vez mais websites integram recursos inovadores
Avanços tecnológicos aplicados aos jogos online no Brasil
Esportes

CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS

Pedido foi feito por 15 clubes e pela Federação Gaúcha de Futebol
CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Esportes