influenza
ESPORTE

Grupo do Conselho do Santos cobra punição a conselheiro por declarações racistas

19 Abr 2019 - 21h22

Um grupo formado por membros do Conselho Deliberativo do Santos resolveu se manifestar publicamente nesta sexta-feira e cobrar uma punição a Adílson Durante Filho, ex-membro da direção alvinegra e que ainda é um conselheiro do clube. Ele teve um áudio vazado na última quinta, no qual comete ofensas racistas contra jogadores do time da Vila Belmiro.

A gravação ocorreu há cerca de três anos em um grupo de uma torcida independente do clube, a DNA Santista, mas o tom altamente polêmico de suas declarações revoltou os atuais integrantes do Conselho Deliberativo e o próprio clube, que divulgou nota oficial na última quinta-feira para reprovar a atitude de Adílson Durante Filho.

Em certo trecho do áudio vazado, ele disse que "brasileiros pardos e mulatos são uma raça que não tem caráter". O ex-diretor de futebol do time profissional santista entre 2008 e 2009, e que vinha ocupando o cargo de secretário-adjunto de Turismo da cidade de Santos, fez comentários atacando pessoas negras e sua fala foi divulgada nas redes sociais.

"Sempre que tiver um pardo... O pardo o que é? Não é aquele negão, mas também não é o branquinho. É o moreninho da cor dele. Esses caras, você tem que desconfiar de todos que você conhecer. Essa cor é uma mistura de raça que não tem caráter", afirmou Adilson naquela ocasião.

E nesta sexta-feira, por meio de uma nota oficial assinada por 15 pessoas, membros do Conselho Deliberativo do Santos cobraram uma punição ao ex-dirigente, que também já foi diretor das categorias de base do time. Mais do que isso, acusaram Adílson de ter cometido um "crime inafiançável".

"Os conselheiros do Santos FC abaixo-assinados vêm a público para repudiar o conteúdo racista de um áudio enviado por um conselheiro do clube e funcionário da cidade de Santos. Ao argumentar que uma determinada raça 'não tem caráter', o autor do áudio comete crime inafiançável. Pior ainda, diz que sua fala é baseada em 'estudos'. Esse tipo de argumento era usado pelo nazismo na década de 1930 e, de maneira alguma, pode ser retomado nos dias de hoje", ressaltou a nota.

Em seguida, o grupo cobrou uma atitude da direção do Santos contra o ex-dirigente da seguinte forma: "Dada a gravidade do conteúdo do áudio, os conselheiros solicitam que o Santos FC tome as medidas cabíveis para extirpar esse tipo de pensamento do clube. Enquanto cidadãos, também defendemos que a Prefeitura de Santos faça o necessário para que nós não tenhamos um prestador de serviço com tal pensamento".

Por fim, a nota lembra de jogadores negros que brilharam com a camisa do Santos, assim como o próprio clube já havia feito ao repudiar as declarações racistas de Adilson. "Temos muito orgulho de torcer para um time que teve Pelé, Dorval, Mengálvio e Coutinho na linha de ataque mais famosa do mundo", finaliza.

Na tarde desta quinta-feira, o Santos publicou uma nota na qual relembrou nomes como Pelé, Pepe, Coutinho e Zito para "ressaltar a harmonia entre negros e brancos" que fizeram história com a camisa do clube e afirmou "repudiar qualquer forma de racismo", mas não citou o nome do conselheiro envolvido na polêmica.

Adilson, por sua vez, também se pronunciou em nota na quinta-feira, na qual "pede desculpas a todos que se sentiram ofendidos", afirma ter se tratado de "um momento de infelicidade, onde foi levado pela emoção" e diz "não ter preconceito de cor, raça ou credo".

Para completar, o prefeito da cidade de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, divulgou nota repudiando as falas do secretário e afirmou que ele está suspenso enquanto durar a sua licença. Na sequência, durante a tarde desta quinta-feira, Adilson pediu licença do cargo de secretário-adjunto de Turismo do município.

A nota oficial que cobrou uma punição ao ex-dirigente do Santos e atual membro do Conselho foi assinada pelos seguintes conselheiros: André Dantas, Cláudio Henn, Fabio Sartori, Guilherme Kastner, Jefferson Oliva, José Eduardo Lopes, Luciano Nunes, Marco Scandiuzzi, Nemésio Gomez Alonso, Nino Fidalgo, Renato Ramirez, Rogério Damásio, Rubens Passos, Vágner Lombardi e Vitor Loureiro Sion.

Matérias Relacionadas

Esportes

Integrantes do Jaraguá Futsal são reconhecidos no Prêmio Destaque Desportivo

Premiação foi entregue nesta terça-feira, 15, na SCAR
Integrantes do Jaraguá Futsal são reconhecidos no Prêmio Destaque Desportivo
Política

Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul faz entrega do Prêmio Destaque Desportivo 2025

Evento contou com presença de atletas, vereadores e autoridades para concessão das medalhas
Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul faz entrega do Prêmio Destaque Desportivo 2025
Esportes

Campeonato Varzeano de Jaraguá do Sul fecha a segunda rodada

Em disputa, troféus e medalhas do primeiro ao quarto lugar, nas duas categorias
Campeonato Varzeano de Jaraguá do Sul fecha a segunda rodada
Esportes

Confira a lista final do Prêmio Destaque Desportivo de Jaraguá do Sul

A medalha é uma honraria do Legislativo Jaraguaense voltada à promoção e valorização de atletas
Confira a lista final do Prêmio Destaque Desportivo de Jaraguá do Sul
Ver mais de Esportes