transito
ESPORTE

GP do Brasil de F-1 admite contato com o Rio, mas prevê renovar com São Paulo

26 Abr 2019 - 12h55Por Ciro Campos

A empresa promotora do GP do Brasil de Fórmula 1, a Interpub, afirmou nesta sexta-feira que o comando da categoria fez contatos recentemente com outras cidades do País para avaliar um novo local para a prova. Como São Paulo só tem acordo para receber a corrida no autódromo de Interlagos até 2020, os organizadores contam que houve conversas com o Rio de Janeiro. No entanto, a opção mais viável ainda é pela manutenção da capital paulista no calendário.

O comando da Fórmula 1 enviou cartas para o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, para o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e para o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, para comunicar o interesse de realizar o GP do Brasil na capital fluminense a partir dos próximos anos. O intuito é organizar a prova no bairro de Deodoro, na zona oeste, onde há um projeto para se construir um novo autódromo.

A Interpub explicou que a empresa responsável por gerenciar a categoria, a Formula One Management, tem o interesse de continuar a realizar corridas no País. "A Formula One Management se preocupa com a continuidade do GP Brasil, evento esportivo que vem sendo disputado ininterruptamente desde 1972 e, por isso, manteve contatos com a administração da cidade do Rio de Janeiro e também com outras possíveis sedes no Brasil", escreveu em nota.

Além disso, os promotores afirmam que o mais provável é a prova continuar a ser realizada no autódromo de Interlagos. "A Interpub, responsável pela realização da corrida, mantém seu compromisso assumido com a Prefeitura Municipal de São Paulo. Nós acreditamos que o GP do Brasil continuará sendo disputado em Interlagos", disse o texto.

A aproximação entre a Fórmula 1 e o Rio de Janeiro é antiga. Em novembro do ano passado, durante passagem pelo Brasil, o chefe da categoria, Chase Carey, viajou à cidade para se reunir com Witzel, que disse na ocasião considerar um compromisso receber a categoria nos próximos anos. O Rio vê como oportunidade sediar a prova a partir de 2021, já que a prefeitura de São Paulo tem contrato com a categoria para realização do GP até 2020.

As correspondências enviadas pela Fórmula 1 ao governador e ao prefeito descrevem o interesse de realizar corridas no Rio em um "futuro próximo". Houve também um contato do escritório do arquiteto alemão Hermann Tilke, o responsável pelo desenho de várias pistas da categoria. No conteúdo, ele manifesta a vontade de participar também do projeto carioca.

O Rio tenta construir um novo autódromo desde 2012, quando a antiga pista de Jacarepaguá foi demolida para dar lugar ao Parque Olímpico dos Jogos do Rio, de 2016. A opção foi um terreno de 2 milhões de metros quadrados no bairro de Deodoro, na Floresta do Camboatá. O local antigamente pertencia ao Exército e servia como depósito de munições. Por isso, foi necessário realizar nos últimos anos um trabalho de descontaminação do solo no valor de R$ 60 milhões, bancados pelo Ministério do Esporte.

Em março de 2017, a prefeitura do Rio abriu o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para receber propostas sobre a construção do novo circuito, dentro das exigências técnicas de infraestrutura e de acordo com o cumprimento de requisitos ambientais. O projeto vencedor tem custo previsto de R$ 700 milhões. O objetivo é ter recursos somente privados, com a concessão do espaço por 35 anos.

Porém, nos últimos meses o lançamento do edital do projeto travou. O Tribunal de Contas do Município (TCM) recomendou a alteração de 138 pontos no texto do projeto e encaminhou essas mudanças à prefeitura. Na última quarta-feira, a Câmara dos Vereadores do Rio aprovou em primeira votação a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA), na Floresta do Camboatá, o que pode dificultar a concretização do autódromo.

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

Competição foi interrompida por consequências das chuvas no RS
CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho
Esportes

Jaraguá goleia Tubarão e segue com 100% no Catarinense

O time de Xande agora foca as atenções para o jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Praia Clube, que acontece neste sábado (25), às 18h, na Arena
Jaraguá goleia Tubarão e segue com 100% no Catarinense
Esportes

Jaraguá recebe o Tubarão pelo Campeonato Catarinense

Os ingressos antecipados seguem à venda até 12h no site do clube ou nos pontos físicos
Jaraguá recebe o Tubarão pelo Campeonato Catarinense
Ver mais de Esportes