ESPORTE

Fluminense vence o Antofagasta e garante vaga na segunda fase da Sul-Americana

21 Mar 2019 - 22h27

O Fluminense derrotou o Antofagasta por 2 a 1, nesta quinta-feira, na cidade de Antofagasta, no Chile, e garantiu vaga na segunda fase da Copa Sul-americana. No primeiro jogo, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, há pouco menos de um mês, as equipes haviam empatado sem gols.

O clube carioca é o terceiro brasileiro classificado para a segunda fase da Copa Sul-americana. O time das Laranjeiras se junta a Corinthians e Botafogo, que passaram respectivamente pelos argentinos Racing e Defensa y Justicia. Santos, Bahia e Chapecoense foram eliminados. O próximo adversário será definido por sorteio e a competição só será retomada no segundo semestre, após a Copa América.

Ao contrário do que fez no primeiro jogo no Maracanã, o Antofagasta iniciou a partida com forte marcação na saída de bola do Fluminense, que não se afobou com a pressão e insistiu na troca de passes para iniciar suas jogadas. Aos poucos, o time chileno foi apresentando falhas na marcação, que foram aproveitadas por Everaldo e Yony González. Com muita velocidade, a dupla de ataque tricolor passou a criar boas oportunidades. Faltava a finalização.

E ela veio aos 17 minutos. Airton tomou a bola no meio de campo e tocou para Yony González. O camisa 11 deu um belo drible e serviu para Everaldo abrir o placar. Foi o quinto gol do atacante na temporada.

Mas a tranquilidade do time carioca durou apenas até os 26 minutos. Peñailillo cruzou da esquerda, Figueroa escorou para o meia e Jason Flores, sem marcação, cabeceou para empatar o jogo.

A igualdade não servia para o time chileno, que partiu para o ataque, mas os cariocas não se intimidaram. As equipes apresentaram velocidade para chegar ao campo adversário, mas não tinham criatividade para furar o bloqueio rival. Com isso, as chances de gols foram raras.

O destaque foi o canhoto Felipe Flores, que teve vantagem sobre Gilberto e levou perigo pelo lado esquerdo do ataque chileno no final da primeira etapa. O placar terminou empatado nos primeiros 45 minutos, mas o Antofagasta foi melhor.

Apesar do placar favorável, o Fluminense voltou mais agressivo no início do segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Yony González levou perigo em uma cabeçada, mas foi aos cinco que o colombiano desperdiçou uma grande oportunidade, ao encher o pé e errar o alvo. Aos 8, o Antofagasta também ameaçou. Fierro cobrou falta, a defesa brasileira voltou a falhar e Delfino, livre, cabeceou para fora.

O jogo ficou interessante. Aos 15 minutos, Delfino agarrou Matheus Ferraz dentro da área. O árbitro deu o pênalti, que Luciano cobrou para a defesa do goleiro Hurtado. O Antofagasta se animou e Felipe Flores, aos 18, forçou Rodolfo a fazer boa defesa. No contra-ataque, Everaldo quase fez o segundo do Fluminense. Na sequência, foi a vez de Blanco errar o alvo.

O jogo ficou aberto e perigoso para os dois times. E a velocidade do trio de ataque do Fluminense fez a diferença. Aos 23 minutos, Everaldo lançou Yony González pela esquerda e o cruzamento rasteiro foi aproveitado por Luciano, que se recuperou do pênalti perdido.

Apesar da vantagem no placar, o Fluminense continuou indo ao ataque e abriu espaços em seu campo, que foram aproveitados pelo Antofagasta. Aos 30 minutos, Jason Flores girou dentro da área e finalizou com perigo.

Mas os 15 minutos finais foram marcados pelo nervosismo do time chileno, que não teve competência para assustar o Fluminense. O clube brasileiro abusou do toque de bola até o apito final. Luciano, Yony González, Bruno Silva e Gilberto ainda perderam a chance de fazer o terceiro gol.

FICHA TÉCNICA

ANTOFAGASTA 1 x 2 FLUMINENSE

ANTOFAGASTA - Hurtado; Fierro (Balboa), Asta-Buruaga, Delfino e Peñailillo; Collao (Blanco), Schultz, Sandoval, Felipe Flores (Bello) e Jason Flores; Figueroa. Técnico: Gerardo Ameli.

FLUMINENSE - Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Frazan (Paulo Ricardo) e Caio Henrique; Airton, Bruno Silva, Daniel (Marlon) e Luciano; Everaldo (Ezequiel) e Yony González. Técnico: Fernando Diniz.

GOLS - Everaldo, aos 17, e Jason Flores, aos 26 minutos do primeiro tempo; Luciano, aos 23 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Sandoval, Felipe Flores e Delfino (Antofagasta); Frazan, Bruno Silva, Luciano e Everaldo (Fluminense).

ÁRBITRO - Wilmar Roldán (Fifa/Colômbia).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Regional Calvo y Bascuñán, em Antofagasta (Chile).

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado

Segundo Talita Beber, presidente da CDL Jaraguá do Sul, o comércio local está preparado com promoções, ações de vendas casadas e, com foco na segurança por causa da pandemia
Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado
Esportes

Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil

Já eliminado, Leão do Sul perde vaga nas quartas de final do Campeonato Catarinense
Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil
Esportes

Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil

Com o resultado, o Jaraguá pode até empatar o duelo de volta que se classifica à segunda fase
Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil
Geral

Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo

O projeto prevê duas quadras poliesportivas com arquibancadas, vestiários, banheiros, sala administrativa e depósito/almoxarifado
Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo
Ver mais de Esportes