transito
Esporte

Fesporte contempla mais de 270 mil atletas e continua sendo referência para o Brasil

Em 2018, tiveram a participação de 273.715 atletas com idade a partir de 12 anos.

20 Dez 2018 - 17h20

Criada em 1993 por meio da Lei 9.131, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) completou 25 anos de fundação. Desde a sua criação, mais de 10 milhões de atletas passaram por seus eventos esportivos, cujo calendário é composto por 10 programas, que somados em todas as suas fases correspondem a 259 eventos. Em 2018, tiveram a participação de 273.715 atletas com idade a partir de 12 anos.

A gestão esportiva promovida pela Fesporte está dividida em três setores: esporte de rendimento, de participação e de base e inclusão (escolar). Essas áreas realizam 10 programas esportivos, cuja maioria tem em sua formatação três etapas: microrregional, seletiva e estadual, atingindo um total de 259 eventos diretamente promovidos pelo Governo do Estado.

No leque dos eventos de rendimento a Fesporte realizou Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e Joguinhos Abertos de Santa Catarina totalizando 23.383 participantes.

Já no campo dos eventos escolares foram realizados os Jogos Escolares de Santa Catarina de 12 a 14 anos (Jesc 12-14), Jogos Escolares de Santa Catarina de 15 a 17 anos (Jesc 15-17), Festival Escolar Dança Catarina, Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (Moleque Bom de Bola), Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) e Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) com um total de 241.722 participantes.

Nos eventos de participação, foram realizados os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) e Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) totalizando 8.610 participantes.

Em 2018, a totalidade dos 273.715 de participantes dos eventos da Fesporte representou um acréscimo de 19,4% em relação a 2017. O investimento, neste ano, foi de R$ 10,1 milhões, um crescimento de 4,56% em comparação ao de 2017. O custo foi de R$ 37,03 por atleta participante.

Referência

Por seus eventos esportivos e por sua política de abrangência a Fesporte e Santa Catarina são consideradas referências para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro(CPB) e figuram entre as grandes instituições públicas do Brasil, ficando entre gigantes como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Só nos últimos três anos os atletas catarinenses, gerenciados pela Fesporte, conquistaram 140 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ).

Para a presidente da Fesporte, Natália Lúcia Petry, os eventos esportivos da instituição têm um impacto bastante positivo na sociedade catarinense, pois promove a vivência de valores necessários para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão, o respeito, a disciplina e a perseverança na busca de objetivos.

“O esporte é uma atividade abrangente, visto que engloba diversas áreas importantes para a humanidade, como saúde, educação, turismo, segurança, entre outros. O esporte é uma ferramenta de transformação social, sobretudo aos jovens. Por isso, presidir uma instituição que há 25 anos fomenta o esporte catarinense é motivo de muita satisfação. A Fesporte já faz parte da cultura esportiva de SC. Ao longo dos anos, por meio dos seus eventos, vêm revelando talentos esportivos para o Brasil”.

Em 2018, ao fazer uma análise da estrutura esportiva de Santa Catarina, gerenciada pela Fesporte, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, o bicampeão paralímpico  do futebol de 5 para cegos Mizael Conrado, disse que Santa Catarina é um dos Estados com o melhor trabalho de inclusão do Brasil, sobretudo com as crianças na atividade física.  “Foi o Estado que primeiro criou uma competição estadual, os Parajasc, que é muito importante. Os Parajaps, no Paraná, certamente foram estimulados pelos Parajasc. Temos grandes trabalhos paradesportivos em todo o Estado de SC”, destacou.

O ex-judoca Rogério Sampaio, medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona 92 e diretor-geral do COB destaca que Santa Catarina é muito ativo nos eventos realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, movimentando sua juventude em prol dos benefícios da prática esportiva. “Agradeço o empenho de toda a Fesporte no trabalho desenvolvido em prol da evolução esportiva em todo estado”, destaca Sampaio.

Rogério Sampaio lembra que em setembro o COB realizou uma etapa regional dos Jogos Escolares em Joinville. “Este evento contribuiu para a disseminação dos valores e ideais olímpicos não só para o estado como para toda a Região Sul do país”.

Divulgação

A mídia digital tem sido o principal veículo de divulgação dos eventos promovidos pela Fesporte. Foram feitas 36 mil publicações, entre notícias, fotos e vídeos. Essas publicações tiveram o alcance de certa de três milhões de pessoas, direta ou indiretamente. Dentro do que se pode apurar com veículos parceiros ou que tiveram autorização da Assessoria de Imprensa da Fesporte, foram 56 transmissões ao vivo, que totalizaram 4.656 minutos de transmissões, equivalente a cerca de 78 horas. Quanto ao predomínio de faixas etárias do público atingido, de 25 a 34 anos foram 37% e de 19 a 24 anos, 31%, sendo em 55% mulheres e 45% homens.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Esportes

Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio

Fato ocorreu em partida pelo Campeonato Catarinense Sub-17, em São Francisco do Sul
Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Esportes

Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense

O time volta a jogar neste domingo (28), diante do Joaçaba, às 13h15, na Arena, pela Liga Nacional.
Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense
Ver mais de Esportes