ESPORTE

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 vão começar pela Ásia

04 Mar 2019 - 21h00

A Fifa revelou nesta segunda-feira que as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 vão começar pela Ásia, no mês de junho, faltando três anos e cinco meses para o início do Mundial que será disputado no Catar. Para os demais continentes, os detalhes da programação ainda estão sendo ajustados.

O anúncio foi feito após reunião do Comitê Organizador de Competições, liderado por Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, em Zurique. Os dirigentes evitaram projetar datas para o início das Eliminatórias nas demais confederações em razão de questões políticas que ainda envolvem a futura Copa.

A principal se refere ao tamanho do Mundial: se terá 32 ou 48 seleções. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, já defendeu publicamente mais de uma vez uma versão ampliada do Mundial. Mas sofre rejeição por parte dos organizadores locais do Catar.

A futura sede do Mundial não quer dividir parte do evento com outros países. Além disso, teria dificuldade para fazê-lo porque tem diferenças diplomáticos com a maior parte dos seus vizinhos no Oriente Médio.

Pesa também a questão logística. O Catar já está construindo oito estádios para receber 64 jogos de uma Copa programada para ter 32 seleções. Para um evento maior, com 48 times, o ideal seriam 12 arenas, para 80 partidas.

Diante desta indefinição, que afetaria totalmente o planejamento das Eliminatórias, o Comitê da Fifa decidiu revelar somente a programação inicial da competição classificatória na Ásia. Na América do Sul, a Conmebol havia anunciado de forma antecipada, mas ainda não oficial por parte da Fifa, que as Eliminatórias seriam realizadas entre março de 2020 e março de 2022.

VAR - Na mesma reunião, o Comitê Organizador de Competições da Fifa disse aprovar e sugerir o uso do árbitro de vídeo no Mundial Feminino, marcado para junho e julho deste ano, na França. A decisão deve ser acatada pelo Conselho da Fifa, instância máxima da entidade, em reunião agendada para este mês.

"Estamos confiantes em propor o uso do VAR na França para o Conselho da Fifa, pois estamos muito otimistas sobre a implementação", declarou o vice-secretário-geral da Fifa para o Futebol, o croata Zvonimir Boban.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado

Segundo Talita Beber, presidente da CDL Jaraguá do Sul, o comércio local está preparado com promoções, ações de vendas casadas e, com foco na segurança por causa da pandemia
Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado
Esportes

Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil

Já eliminado, Leão do Sul perde vaga nas quartas de final do Campeonato Catarinense
Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil
Esportes

Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil

Com o resultado, o Jaraguá pode até empatar o duelo de volta que se classifica à segunda fase
Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil
Geral

Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo

O projeto prevê duas quadras poliesportivas com arquibancadas, vestiários, banheiros, sala administrativa e depósito/almoxarifado
Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo
Ver mais de Esportes