dengue 2
ESPORTE

Conselho da Iaaf decide manter suspensão da Rússia por escândalo de doping

11 Mar 2019 - 10h55

A Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo, na sigla em inglês) manteve nesta segunda-feira a suspensão por tempo indeterminado da Rússia - que teve seu 10.º recurso recusado desde o início da punição em novembro de 2015 - devido ao caso de doping apoiado pelo Estado, considerando que ainda não foram cumpridas duas condições.

O Conselho da Iaaf, reunido em Doha, no Catar, explicou que quer que a Rússia pague os custos do processo e que ainda aguarda pelo resultado das amostras recolhidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) no laboratório de Moscou, em janeiro.

De acordo com Rune Andersen, diretor do grupo de trabalho da Iaaf para o caso de doping na Rússia, a Federação Russa de Atletismo tem apresentado alguns problemas logísticos em relação ao pagamento, que o organismo internacional pretende resolver em breve. "Os dados (do laboratório de Moscou) estão para serem autenticados pela Wada, que considera a transmissão dos resultados para a AIU (Unidade para a integridade do Atletismo) uma prioridade", disse.

O caso remonta ao escândalo de doping revelado em um relatório do dirigente canadense Richard McLaren, que descobriu uma rede destinada a forjar resultados de controles que envolvia membros do Estado russo. Essa situação levou à exclusão do atletismo do país dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e do Mundial de 2017, além da participação sob bandeira neutra nos Jogos de Inverno de PyeongChang-2018, na Coreia do Sul.

Ao contrário do que acontece com a Iaaf, a Wada e o Comité Olímpico Internacional (COI) já suspenderam as sanções à Rússia.

Matérias Relacionadas

Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Esportes

Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense

O time volta a jogar neste domingo (28), diante do Joaçaba, às 13h15, na Arena, pela Liga Nacional.
Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense
Esportes

Jaraguá Futsal vence pato e acumula três vitórias consecutivas na LNF

Com o resultado o Aurinegro salta para a vice-liderança
Jaraguá Futsal vence pato e acumula três vitórias consecutivas na LNF
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Esportes