transito
ESPORTE

Conselheiro santista tem áudio racista vazado: 'Mulatos e pardos não têm caráter'

18 Abr 2019 - 20h30

Um conselheiro do Santos teve um áudio vazado nesta quinta-feira no qual comete ofensas racistas contra jogadores do time. Adílson Durante Filho, ex-membro da direção do clube da Baixada, afirmou em uma gravação que "brasileiros pardos e mulatos são uma raça que não tem caráter".

A gravação ocorreu há cerca de três anos em um grupo de uma torcida independente do clube, a 'DNA Santista'. Na ocasião, 'Adilsinho', que foi diretor de futebol do time profissional entre 2008 e 2009 e hoje é secretário-adjunto de Turismo da cidade de Santos, fez comentário atacando pessoas negras e sua fala foi divulgada nas redes sociais.

"Sempre que tiver um pardo... O pardo o que é? Não é aquele negão, mas também não é o branquinho. É o moreninho da cor dele. Esses caras, você tem que desconfiar de todos que você conhecer. Essa cor é uma mistura de raça que não tem caráter", afirmou Adilson naquela ocasião.

Também ex-diretor das categorias de base do time santista e hoje membro do Conselho Deliberativo, ele foi além: afirmou ter respaldo acadêmico em sua declaração. "É verdade, isso é estudo. Todo pardo, mulato, tu tem que tomar cuidado. Não mulato tipo o P.. (um membro do grupo), o P... é tipo para índio, chileno, essas por. Tô dizendo um mulato brasileiro. Os pardos brasileiros. São todos mau-caráter. Não tem um que não seja", explanou, dizendo que "estamos entre amigos" no início do áudio.

Durante a tarde desta quinta-feira, o clube da Baixada publicou uma nota oficial na qual relembra nomes da sua história como Pelé, Pepe, Coutinho e Zito para "ressaltar a harmonia entre negros e brancos" e afirma "repudiar qualquer forma de racismo", sem citar o nome do conselheiro.

Adilson Durante Filho, por sua vez, também se pronunciou em nota, na qual "pede desculpas a todos que se sentiram ofendidos", afirma ter se tratado de "um momento de infelicidade, onde foi levado pela emoção" e diz "não ter preconceito de cor, raça ou credo".

O prefeito da cidade de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, também divulgou nota repudiando as falas do secretário e afirmou que ele está suspenso enquanto durar a sua licença. Na sequência, durante a tarde desta quinta-feira, Adilson pediu licença do cargo de secretário-adjunto de Turismo do município. O Santos, por sua vez, não se pronunciou quanto ao futuro do conselheiro dentro do clube.

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Jaraguá Futsal vence em São Paulo e está nas oitavas de final da Copa do Brasil

Equipe jaraguaense volta a quadra no sábado (20), contra o Pato, às 20h, em Pato Branco (PR), pela quarta rodada da Liga Nacional
Jaraguá Futsal vence em São Paulo e está nas oitavas de final da Copa do Brasil
Esportes

Jaraguá Futsal enfrenta o Corinthians em jogo valendo vaga na Copa do Brasil

Com a vitória no jogo de ida, o Jaraguá tem a vantagem do empate no confronto decisivo de logo mais
Jaraguá Futsal enfrenta o Corinthians em jogo valendo vaga na Copa do Brasil
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Ver mais de Esportes