transito
ESPORTE

Com homenagem a Beth Carvalho, Botafogo vence o Bahia e reage no Brasileirão

02 Mai 2019 - 23h09

No embalo da música "Vou festejar", eternizada na voz de Beth Carvalho, o Botafogo conquistou a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira ao bater o Bahia, por 3 a 2, de virada, no Engenhão, no encerramento da segunda rodada.

Botafoguense declarada, Beth Carvalho faleceu na última terça-feira aos 72 anos. Para homenagear a "Madrinha do Samba", ao invés do tradicional minuto de silêncio, o clube fez um minuto de samba antes da bola rolar, justamente com a execução da música "Vou festejar".

Os primeiros três pontos de Eduardo Barroca no comando dos profissionais colocam o Botafogo na 12ª colocação. O Bahia tem a mesma pontuação, mas está em nono lugar porque leva vantagem no saldo de gols (0 contra -1).

O jogo começou com o Botafogo assustando em chute de Cícero para fora. Mas a resposta do Bahia foi mortal. Logo aos cinco minutos, Moisés bateu cruzado e Arthur Caíke completou de carrinho para o gol. Isso foi o bastante para surgirem as primeiras vaias no Engenhão.

Com os jogadores nervosos, o Botafogo errava muitos passes e pouco conseguia produzir. Aos 19, Nino Paraíba cruzou e Arthur Caíke desviou de cabeça, mas não o bastante para marcar. O empate alvinegro só não veio em chute de Rodrigo Pimpão porque Douglas Friedrich fez grande defesa.

O Bahia recuou demais e acabou pagando caro aos 29. João Paulo cobrou escanteio, Joel Carli ajeitou e Erik, de voleio, deixou tudo igual. A virada botafoguense veio seis minutos depois. Gilson cruzou, Pimpão furou e João Paulo chegou batendo para o gol.

Quando parecia que o primeiro tempo terminaria sem maiores emoções, o Botafogo ampliou aos 48 minutos. Cícero fez boa jogada individual após receber passe de Erik e finalizou sem chances para Douglas Friedrich.

Atrás do placar, o Bahia voltou com uma postura mais ofensiva do intervalo e encurralou o Botafogo em seu campo de defesa, mas encontrava dificuldades para criar lances de perigo, pois encontrava um adversário bem postado para sair no contra-ataque.

Aos 21, Gilberto antecipou cruzamento e desviou na rede pelo lado de fora, assustando os alvinegros presentes ao Engenhão. A resposta do Botafogo feio com Leo Valencia. O meia bateu colocado e Lucas Fonseca, quase em cima da linha, tirou de cabeça.

O jogo até então morto ganhou emoção aos 37. Ernando aproveitou bate e rebate dentro da área para fazer o segundo do Bahia. Nos minutos finais, o time baiano partiu com tudo em busca do empate. Rogério arriscou de longe e Gatito Fernández defendeu sem dar rebote.

Os dois times voltam a campo no próximo domingo, pela terceira rodada do Brasileirão. O Botafogo receberá o Fortaleza, às 16 horas, novamente no Engenhão, no Rio de Janeiro, enquanto o Bahia vai enfrentar o Avaí, às 19 horas, na Fonte Nova, em Salvador.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 2 BAHIA

BOTAFOGO - Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Gustavo Bochecha, Cícero (Luiz Fernando) e João Paulo; Diego Souza, Rodrigo Pimpão (Leo Valencia) e Erik (Alex Santana). Técnico: Eduardo Barroca.

BAHIA - Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Elton, Gregore e Ramires (Rogério); Artur, Fernandão (Gilberto) e Arthur Caíke (Shaylon). Técnico: Roger Machado.

GOLS - Arthur Caíke, aos cinco, Erik, aos 29, João Paulo, aos 35, e Cícero, aos 48 minutos do primeiro tempo; Ernando, aos 37 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Luiz Flávio de Oliveira (SP).

CARTÕES AMARELOS - Rodrigo Pimpão e Gatito Fernández (Botafogo).

RENDA - R$ 148.599,00.

PÚBLICO - 6.509 pagantes (7.568 total).

LOCAL - Engenhão, no Rio (RJ).

Matérias Relacionadas

Economia

Após chuvas, Gramado tem mais de 500 hotéis e restaurantes fechados

Temporais e deslizamentos deixaram 1 mil desabrigados
Após chuvas, Gramado tem mais de 500 hotéis e restaurantes fechados
Esportes

O Brasil ficará melhor sem Neymar nesta época?

Apesar do seu talento inquestionável, o comportamento do camisa 10 faz muitos torcedores acreditarem que o Brasil fica melhor quando ele está fora do elenco.
O Brasil ficará melhor sem Neymar nesta época?
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

Competição foi interrompida por consequências das chuvas no RS
CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho
Ver mais de Esportes