ESPORTE

Com brilho de Erik e golaço de Alex Santana, Botafogo vence na Argentina e avança

21 Fev 2019 - 00h29Por Gabriel Melloni

O Botafogo superou a pressão do Defensa y Justicia nesta quarta-feira e foi preciso para se classificar na Copa Sul-Americana. Na Argentina, foi dominado pelos donos da casa durante os 90 minutos, ficou com um jogador a menos, mas marcou em três das quatro finalizações que deu para vencer com autoridade por 3 a 0 e avançar à segunda fase do torneio.

Como na primeira partida, no Engenhão, quando venceu por 1 a 0 com um golaço de Erik nos acréscimos, o Botafogo teve no atacante o seu herói. Afinal, foi o mesmo Erik quem marcou os dois primeiros gols da equipe nesta quarta. Com a classificação já garantida, Alex Santana marcou quase do meio de campo para coroar uma noite memorável para o time carioca.

A classificação é mais um sinal da reação do Botafogo, que começou muito mal a temporada e foi eliminado precocemente da Taça Guanabara, mas emendou quatro vitórias consecutivas. A desta quarta foi a mais significativa, afinal, o Defensa y Justicia é o vice-líder e único invicto do Campeonato Argentino após 19 rodadas.

Com este retrospecto, o Defensa y Justicia deixou claro desde o início que tentaria bater o Botafogo no volume de jogo. O time da casa dominava a posse, rondava a área e criou boas chances no início. Na principal delas, Delgado fez grande jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Castro, que subiu completamente livre e jogou para fora.

A falta de pontaria era a principal inimiga dos argentinos, e as poucas bolas que iam no gol paravam em Gatito Fernández. Isso deu confiança para o Botafogo, que aos poucos deixou o campo de defesa e se arriscou no ataque. Na melhor oportunidade da primeira etapa, Pimpão cruzou da direita, Kieza não conseguiu a finalização e Barboza quase marcou contra.

O Defensa y Justicia rapidamente retomou a posse e a pressão, martelou, mas não conseguiu furar o bloqueio botafoguense. E depois de tentar 10 finalizações, o time argentino foi castigado na primeira tentativa do Botafogo. Aos sete da etapa final, Jean deu lançamento perfeito da defesa e encontrou Erik nas costas de Tripichio. O atacante invadiu a área sozinho e bateu na saída do goleiro.

Restou aos donos da casa, então, se lançarem ao ataque. Nicolás Fernández foi acionado e logo na primeira bola quase marcou. Ele recebeu sozinho na área e cabeceou por cima. Aos 20, Barboza recebeu na área e ajeitou justamente para o atacante, que marcou, mas estava impedido.

O Botafogo era pressionado, e viu o adversário se tornar ainda mais perigoso após a expulsão de Marcinho, que deixou o braço no rosto do adversário. Quando o Defensa y Justicia era todo ataque, o contragolpe brasileiro resultou no pênalti de Miranda em Pimpão. Erik foi para a cobrança e marcou o segundo.

A vaga estava garantida, mas o melhor havia ficado para o final. Aos 35 minutos, Alex Santana recebeu próximo ao meio de campo e arriscou por cobertura, surpreendendo Unsaín e marcando um golaço. De nada havia adiantado os 19 chutes do Defensa y Justicia diante da precisão botafoguense.

FICHA TÉCNICA:

DEFENSA Y JUSTICIA 0 X 3 BOTAFOGO

DEFENSA Y JUSTICIA - Luis Unsaín; Tripichio, Alexander Barboza, Lisandro Martínez e Rafael Delgado (Nicolás Fernández); Alexis Castro, Domingo Blanco, Villarruel (Leonel Miranda) e Merlini (Matías Rojas); Ignacio Aliseda e Fernando Márquez. Técnico: Sebastián Beccacece.

BOTAFOGO - Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan (Gilson); Jean, Alex Santana e Luiz Fernando (Leo Valencia); Erik, Rodrigo Pimpão e Kieza (Helerson). Técnico: Zé Ricardo.

GOLS - Erik, aos sete minutos do segundo tempo. Erik, aos 29, e Alex Santana, aos 35 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Diego Haro (Fifa/Peru).

CARTÕES AMARELOS - Alexis Castro, Alexander Barboza, Tripichio, Nicolás Fernández (Defensa y Justicia); Jean, Luiz Fernando, Gatito Fernández, Marcinho, Kieza, Rodrigo Pimpão (Botafogo).

CARTÃO VERMELHO - Marcinho (Botafogo).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Norberto Tomaghello, em Buenos Aires (Argentina).

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Esportes

Juventus encara o Hercílio Luz pelo Catarinense nesta quarta em Jaraguá

Partida, marcada para às 16h, terá transmissão da Rádio Jaraguá
Juventus encara o Hercílio Luz pelo Catarinense nesta quarta em Jaraguá
Esportes

Catarinenses conhecem adversários na Copa do Brasil 2021

A Chapecoense, por ter sido campeã da Série B do Campeonato Brasileiro em 2020, entra direto na terceira fase da disputa nacional
Catarinenses conhecem adversários na Copa do Brasil 2021
Esportes

Joinville tem novo jogo adiado no estadual por surto de covid-19

Partida contra Metropolitano terá data remarcada
Joinville tem novo jogo adiado no estadual por surto de covid-19
Economia

Preços de gasolina, diesel e gás aumentam hoje nas refinarias

Litro da gasolina ficou R$ 0,12 mais caro (4,8%)
Preços de gasolina, diesel e gás aumentam hoje nas refinarias
Ver mais de Esportes