105 Ouça
Esportes

Calendário de torneios de base da CBF para 2020 só termina em 2021

Entidade projeta competições de setembro até março do ano que vem

24 Jul 2020 - 07h44Por Agência Brasil
Calendário de torneios de base da CBF para 2020 só termina em 2021 - Crédito: Lucas Figueiredo / CBF Crédito: Lucas Figueiredo / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quinta (23) o calendário das competições de base que ainda não tinham começado em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os torneios serão iniciados a partir de setembro e seguirão um protocolo sanitário de controle de disseminação do vírus.

Como no futebol profissional, a maioria dos campeonatos terminará no ano que vem. Os torneios são referentes à atual temporada. Assim, atletas que estourem a idade limite das categorias em 2020 (nascidos em 2000 no sub-20, por exemplo) poderão competir na conclusão das respectivas competições em 2021, desde que inscritos no Boletim Informativo Diário (BID) da entidade até a data estipulada pelo regulamento de cada evento.

O Campeonato Brasileiro sub-20, em 23 de setembro, será o primeiro torneio nacional de base a começar, com a final prevista para 7 de fevereiro de 2021. Em outubro têm início as duas únicas disputas com término ainda neste ano: a Copa do Brasil sub-20 (dia 7, com a decisão em 30 de dezembro) e o Brasileiro sub-17 (dia 11, indo até 20 de dezembro).

O Brasileiro de Aspirantes, que é sub-23, também inicia em outubro (dia 18), mas com a final somente em 21 de janeiro. Já a Copa do Brasil sub-17 começa em 25 de novembro e segue até 31 de janeiro. Em 2 de dezembro será dado o pontapé inicial da Copa do Nordeste sub-20, cujo campeão será o último da temporada de base a ser conhecido, em 14 de março do ano que vem.

Por fim, as Supercopas sub-17 e sub-20, que reúnem os campeões brasileiro e da Copa do Brasil nas respectivas categorias, estão agendadas para 11 de fevereiro, em jogo único. Em 2019, as duas finais reuniram Palmeiras e Flamengo, com o Rubro-Negro levando a melhor no sub-20 e o Verdão sendo campeão no sub-17.

As datas divulgadas pela CBF devem impactar o calendário de outras competições nacionais de base não organizadas pela entidade, como a Copa São Paulo de Futebol Júnior, sub-20 realizada em janeiro. A final é sempre dia 25, no aniversário da cidade de São Paulo. A Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora do torneio, ainda não se manifestou sobre a edição 2021 da Copinha.

Edição: Fábio Lisboa

GNet

Matérias Relacionadas

Esportes

Palmeiras é tricampeão da Copa Libertadores da América

Deyverson saiu do banco de reserva e definiu título na prorrogação.
Palmeiras é tricampeão da Copa Libertadores da América
Esportes

Flamengo e Palmeiras buscam a glória eterna da Libertadores

O jogo coloca frente a frente os dois últimos vencedores da competição (o Rubro-Negro da edição 2019 e o Verdão da edição 2020)
Flamengo e Palmeiras buscam a glória eterna da Libertadores
Esportes

Delegação de atletismo apresenta novas conquistas nos Jasc

A sexagésima edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina iniciou no dia 18
Delegação de atletismo apresenta novas conquistas nos Jasc
Esportes

Down Hill e Juventus foram os destaques do Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades.
Down Hill e Juventus foram os destaques do Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Esportes