dengue 2
Esportes

Com nova modalidade incluída, brasileira será a mais jovem representante do país nas Olimpíadas

Rayssa Leal, a mais jovem representante do Brasil, já chegou a Tóquio empolgando a torcida.

21 Jul 2021 - 11h40Por Agência Brasil
Com nova modalidade incluída, brasileira será a mais jovem representante do país nas Olimpíadas -

Rayssa Leal, a mais jovem representante do Brasil, já chegou a Tóquio empolgando a torcida. Aos 13 anos de idade, ela integra o time de stret feminino ao lado de Letícia Bufoni e Pâmela Rosa.

Essa não é a primeira vez que o trio se encontra em um torneio representando o Brasil lá fora: em 2019, elas participaram do torneio da Street League Skateboarding (SLS), a maior liga mundial do skate. Além delas, integram o time de skate nacional, Giovanni Vianna, Kelvin Hoefler e Felipe Gustavo pelo masculino.

Rayssa ganhou fama após um vídeo seu viralizar nas redes. Nele, ela aparece vestida de fada em cima de um skate, o que lhe rendeu o apelido de “Fadinha do skate”. Nascida em Imperatriz, no Maranhão, Rayssa conseguiu grandes resultados em pouco tempo, apesar da idade: o vice campeonato mundial de 2019, o campeonato brasileiro de 2019 (ambos quando tinha apenas 11 anos) e a Indicação de “Melhor atleta de ação” ao Prêmio Laures (prêmio referência no skate).

Já em Tóquio, Rayssa aguarda a estreia de sua categoria, que ocorrerá dia 26 de julho no Ariake Sports Park Skateboarding. Ela chegou, inclusive, a realizar alguns treinos no local e a dividir sua experiência em conhecer a Vila Olímpica com seus seguidores, alguns desses bem famosos.

Recentemente, a maranhense recebeu o apoio de ninguém menos que Juliette Freire, , vencedora do último do Big Brother Brasil que declarou torcida à maranhense. Em uma interação no Twitter, Rayssa já prometeu ensinar skate para a paraibana, caso ela também a ensine a mexer na ferramenta online: "Alô Juliette, tem Nordeste em Tóquio! Ps: me ensina a usar o Twitter que te ensino a manobrar?! Nunca te pedi nada "Tia"'.

Rayssa pode ser também a mais jovem brasileira a receber medalhas numa Olimpíada

A brasileira não é a atleta mais jovem a participar de uma olimpíada. Em Tóquio há também a presença da síria Hend Zaza, que aos 12 anos disputará o tênis de mesa. Nos anos anteriores, esportistas jovens de 12 ou 13 anos chegaram a participar, mas a primeira a receber o ouro foi Marjorie Gestring. Em 1936, esta estadunense de 13 anos ganhou o ouro nos saltos ornamentais. Depois dela, outras atletas jovens conquistaram o ouro.

Porém, Rayssa ainda pode ser a brasileira mais jovem a subir num pódio. Atualmente tal posição é ocupada pela velocista Rosângela Santos que ganhou a medalha de bronze em Pequim. Na ocasião, ela tinha 17 anos.

Novas modalidades vão sendo incluídas nas Olimpíadas

 Sede do Comitê Olímpico Internacional. Imagem: Reprodução

Sede do Comitê Olímpico Internacional. Imagem: Reprodução

O skate street faz parte das novas modalidades da olimpíada atual, que inclui também o karatê, escalada e surf. Esta foi uma forma que os organizadores encontraram para agregar novos esportes e atrair um público mais jovem. Torna-se, também, uma maneira de mostrarem-se abertos a novas esportivas.

As mudanças prometem seguir na próxima olimpíada, a se realizar em Paris: esportes como o breakdance ou poker, em sua modalidade Match Poker, estão sendo consideradas como uma novidade no grande evento mundial. Jogado em equipes, esta vertente segue a estrutura do Texas Holdem e possui um sistema de pontos que afasta de vez a teoria de que seria somente um jogo da sorte.

O COI (Comitê olímpico internacional) também estuda incluir eSports, jogos online em alta entre os jovens e que atrai cada vez um número maior de espectadores. O mundial de LOL, por exemplo, conseguiu um recorde de 45 milhões de espectadores ao mesmo tempo em 2020. Não há como ignorar que se trata de um esporte em ascensão.

A esperança de que o eSportes possa vir a integrar os esportes das olimpíadas veio após o lançamento da Olympic Virtual Series, evento onde a COI fez um teste com alguns simuladores de esportes eletrônicos. O presidente da organização, no entanto, já falou que não há interesse em incluir jogos violentos ou que incitem o preconceito, descartando de imediato jogos como o Counter Strike. A expectativa é que, talvez, que os jogos online possam ser incluídos a partir dos jogos de Los Angeles, previstos para 2028. Mas até o momento não há uma certeza da viabilidade da inclusão.

Outra modalidade em vista é o já citada breakdance, modalidade de dança surgida nos anos 70 e que ganhou espaço na periferia. Com relação à modalidade, há uma grande empolgação por parte dos brasileiros, mas também uma preocupação genuína com relação a participação brasileira em algum evento esportivo de tamanha repercussão.

Com relação a isso, Bboy Okado, que pratica a modalidade desde os 11 anos, fez uma reflexão sobre a inclusão do Break dance nos jogos olímpicos de Paris, citando a dificuldade de encontrar patrocínio como principal problema. Para Okado, podem faltar incentivos para que os jovens de periferia cheguem à competição.

Dentre as modalidades previstas para as próximas olimpíadas está também o snooker - mais conhecido nos países anglo-saxônicos, mas que possui pouca adesão no resto do mundo.

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Esportes

Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense

O time volta a jogar neste domingo (28), diante do Joaçaba, às 13h15, na Arena, pela Liga Nacional.
Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense
Esportes

Jaraguá Futsal vence pato e acumula três vitórias consecutivas na LNF

Com o resultado o Aurinegro salta para a vice-liderança
Jaraguá Futsal vence pato e acumula três vitórias consecutivas na LNF
Ver mais de Esportes