ESPORTE

Antes de amistoso, Löw se diz pronto para 'assumir risco' com nova geração alemã

19 Mar 2019 - 19h17

A seleção da Alemanha enfrenta a Sérvia nesta quarta-feira, às 16h45 (de Brasília), em Wolfsburg, em seu último teste antes do início das Eliminatórias da Eurocopa de 2020, que começarão na quinta. Pressionado por maus resultados, o técnico Joachim Löw vai apostar na renovação do elenco do time nacional.

"Tenho certeza de que os jovens jogadores vão dar conta do recado", disse o comandante, em entrevista coletiva, na qual deixou claro que está pronto para assumir a responsabilidade das consequências de dar chance a vários jogadores da nova geração. "Se você toma a decisão de ir para as Eliminatórias com jovens jogadores, então você está assumindo um risco. Você não sabe o quão rapidamente eles vão alcançar o seu potencial. Estou convencido de que os jovens jogadores vão conseguir isso e então estou pronto para assumir o risco", ressaltou.

A aposta nos jovens jogadores surge no momento mais turbulento vivido pela Alemanha nos últimos anos. O time nacional não vence uma partida de uma competição oficial desde que ganhou da Suécia por 2 a 1, na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia. Com duas derrotas e uma vitória, a seleção não conseguiu avançar às oitavas de final do torneio.

Depois da Copa do Mundo, a Alemanha disputou a Liga das Nações, um novo campeonato criado pela Uefa. O time de Löw foi eliminado novamente na fase de grupos. Foram duas derrotas e dois empates em confrontos diante de França e Holanda.

Para agravar a crise, o treinador anunciou o fim do ciclo na seleção de alguns dos pilares da equipe campeã do mundo em 2014. Segundo o treinador, os zagueiros Boateng e Hummels e o atacante Müller não serão mais convocados. A decisão irritou o trio do Bayern de Munique e a diretoria do principal clube do país, que criticou o treinador publicamente pela forma que anunciou esta decisão.

O Bayern entendeu que Löw avisou sobre os descartes destes jogadores em um momento inoportuno, no qual o time estava na luta direta pelo título do Campeonato Alemão e também envolvido em um mata-mata com o Liverpool pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, da qual acabou sendo eliminado. "Acreditamos que o momento e as circunstâncias do anúncio desta decisão para os jogadores e para o público são questionáveis", afirmou um comunicado recente divulgado no site oficial do clube.

Neste processo de renovação, o atacante do Manchester City Leroy Sané, de 23 anos, desponta como uma dos principais apostas. "Ele é muito habilidoso e conseguiu trazer isso para o campo nos últimos seis meses. Sané ainda tem muito potencial e pode se tornar muito importante para a seleção Alemã", disse o comandante nesta terça-feira.

A lista de 23 convocados para enfrentar a Sérvia e o primeiro jogo das Eliminatórias inclui ainda os jovens zagueiros Lukas Klostermann (RB Leipzig) e Niklas Stark (Hertha Berlin) e o meia Maximilian Eggestein (Werder Bremen).

No confronto no qual vai estrear neste qualificatório para a Eurocopa, a seleção alemã enfrenta a Holanda no domingo, na Arena Johan Cruijff, em Amsterdã. Este Grupo C das Eliminatórias ainda tem a Bielo-Rússia, a Irlanda do Norte e a Estônia.

Contestado no cargo pelos maus resultados, Löw tem contrato com a seleção até a próxima Copa do Mundo, em 2022, que será disputada no Catar. A última renovação ocorreu pouco antes da Copa do Mundo da Rússia. Depois do fracasso no torneio, o treinador se reunião com os dirigentes da Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão) para traçar novos rumos para o time nacional e teve a sua continuidade no cargo confirmada.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado

Segundo Talita Beber, presidente da CDL Jaraguá do Sul, o comércio local está preparado com promoções, ações de vendas casadas e, com foco na segurança por causa da pandemia
Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado
Esportes

Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil

Já eliminado, Leão do Sul perde vaga nas quartas de final do Campeonato Catarinense
Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil
Esportes

Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil

Com o resultado, o Jaraguá pode até empatar o duelo de volta que se classifica à segunda fase
Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil
Geral

Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo

O projeto prevê duas quadras poliesportivas com arquibancadas, vestiários, banheiros, sala administrativa e depósito/almoxarifado
Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo
Ver mais de Esportes