Schützenfest

Para entrar de graça na Schützenfest tem que ser de Fritz ou Frida

Confira os itens necessários para garantir a fiel caracterização de Fritz e Frida e garantir acesso gratuito à 31ª Schützenfest

30 Out 2019 - 15h00Por Da Redação

A tradição germânica traduzida em trajes inspirados nos usados pelos primeiros colonizadores alemães que chegaram a Jaraguá do Sul e que trouxeram com eles a cultura do tiro, da música, do chopp e da boa comida. Com este espírito, a Schützenfest – Festa dos Atiradores de Jaraguá do Sul e Região – sempre incentivou que seus frequentadores estivessem vestidos de “Fritz” ou “Frida” como é popularmente chamado quem se veste a caráter para o evento.

Segundo a Comissão Central Organizadora (CCO) da Schützen, os primeiros trajes típicos forma trazidos pelos primeiros imigrantes alemães. As roupas eram bem pesadas e obedecia um padrão específico de cada região da Alemanha. Pode-se afirmar que o vestuário da Schützenfest traz um pouco de cada pedação do país de origem dos colonizadores que chegaram em Jaraguá do Sul a partir de 1876.

No entanto, o clima bem mais quente do que o europeu fez com as roupas típicas passassem por mudanças para se adaptar ao calor. Uma das principais mudanças foi adoção de tecidos mais leves e medidas mais curtas para confecção dos trajes tanto masculino como feminino.

Profunda conhecedora desta história, a coordenadora de Atividades Culturais da CCO, Rubia Torres conta que ao longo dos anos outras mudanças ocorreram no vestuário da festa em relação aos trajes originais. “Por exemplo, tiara é um acessorio tipico do Brasil, ou melhor, das regiões onde houve colonizacao alemã. Já na Alemanha nao é usado. Por tanto podemos afirmar que é um modismo nosso”, destaca Rubia.

No entanto, existem características que não mudaram. “Os trajes usados pelo rei e rainha dos atiradores sempre terá a cor verde predominante como era utilizado na Alemanha. “Já as roupas da rainha e princesas da festa têm um ar mais original, com mais rendas e brilhos, para realçar a beleza delas. Apesar das alterações que ocorreram ao longo dos anos, mantemos a tradição original por meio de saia em pregas ou franzino", observou Rubia.

Quanto ao preço, a coordenadora fala que depende o quanto a pessoa quer pagar - o mais simples custa aproximadamente R$ 450 e os folclóricos chegam muitas vezes a mais de R$ 1.500 cada traje.

SERVIÇO

Confira os itens necessários para garantir a fiel caracterização de Fritz e Frida e garantir acesso gratuito à 31ª Schützenfest

Frida

- Vestidos ou saias típicas podem ter detalhes em renda ou bordados. Eles devem ser longos ou com altura até quatro dedos acima do joelho;

- As saias devem ser combinadas com blusas de tecido em tons claros;

- Nos pés, valem sapatos, sandálias e sapatilhas;

- Aventais, tiaras, suspensórios e meias são opcionais e, caso sejam usadas, devem combinar com o restante do traje.

Fritz

- Camisas com colarinho podem ter mangas curtas ou compridas e devem ser combinadas com bermuda de couro, veludo ou brim;

- O suspensório deve ser da mesma cor da bermuda;

- Camisa xadrez pode ser usada se tiver colarinho;

- O uso de sapatos com meias até a altura do joelho ou um palmo abaixo é obrigatório;

- O uso de colete e chapéu é opcional e, caso sejam usados, devem combinar com o restante do traje.