Femusc

Festival recebe quase mil inscrições de 29 países para apenas 250 vagas

Em 2019, o Festival de Música de Santa Catarina vai acontecer entre os dias 24 de janeiro a 2 de fevereiro.

23 Out 2018 - 13h30

Os números, conforme o diretor artístico Alex Klein, são compatíveis com os registrados em outros anos, mas, agora, com alguns novos recordes. “Apesar da crise econômica, do aumento de custos de viagens e da redução de dias na programação, não houve significante redução de interesse por parte de alunos. De fato, há aumentos significativos, como no programa de Canto Lírico, onde recebemos 137 inscrições”, destaca.



A seleção também enfatizou a importância dos programas de cordas do Femusc. Segundo Klein, somente para a classe de violino, a equipe do festival recebeu mais de 200 inscrições, que somadas às de viola, violoncelo e contrabaixos chegam próximas à marca de 400.

Outro recorde que merece ser realçado, de acordo com o diretor artístico, é em relação ao total de nações citadas. Dessa vez, o total saltou para 29 e envolveu países distantes como Austrália e Coreia do Sul, além de Israel, Bulgária, Dinamarca, Suíça, Estados Unidos, Polônia, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e praticamente todos da América do Sul e Central.

Neste ano, 1/3 das inscrições do Femusc foi enviada por brasileiros. Entre as 342 solicitações de vagas, 19 Estados foram representados. “Aqui, o destaque fica com Santa Catarina, que, com 43 inscritos, ocupa o segundo lugar, somente atrás de São Paulo. Os números são importantes porque demonstram a diversidade oferecida, com participantes de tantos estados e países reunidos para trocar ideias, métodos, comparar professores e escolas e tocar junto em harmonia”, complementa Klein, lembrando, ainda, que a cada ano é perceptível um aumento considerável na qualidade musical dos alunos.

Ele explica que as melhores gravações enviadas pelos jovens candidatos nem sempre vêm de grandes conservatórios de música no exterior, mas também de quem atua no cenário nacional ou que saiu do Brasil com bolsas de estudo e, agora, retorna ao Femusc. “Não produzimos campanhas direcionado às inscrições. Nos depoimentos, é constante a noção de que novos inscritos se atraem devido ao bom nome do evento e este reconhecimento é fruto de 14 anos de persistência em oferecer um festival de múltiplos ganhos para todos que participam, de alunos a patrocinadores”, ressalta.



Em 2019, o Festival de Música de Santa Catarina vai acontecer entre os dias 24 de janeiro a 2 de fevereiro. Entre as obras programadas estão ‘Sheherazade’ (Korsakov) e ‘Don Juan’ (Strauss), apresentados pela Orquestra Sinfônica com regência de Gregory Carreño.  No próximo ano, também serão apresentadas duas óperas, cada uma com sua própria orquestra: ‘Suor Angélica’, de Puccini, e ‘Os sete pecados capitais’, de Kurt Weill.

Sobre o Femusc

O Femusc acontece, anualmente, na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e, em 2019, chega à sua 14ª edição. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o evento reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com alguns dos professores mais virtuoses da atualidade. Saiba mais acessando www.femusc.com.br ou no www.facebook.com/femusc e instagram/femusc.