Schützenfest

Comissão organizadora apresenta novidade da 31ª edição da Schützenfest

Uma das novidades da 31ª edição da Schützenfest, a “Festa dos Atiradores”, está programada para 10 de agosto

04 Jun 2019 - 06h00Por Da Redação

Uma das novidades da 31ª edição da Schützenfest, a “Festa dos Atiradores”, está programada para  10 de agosto, na Praça Ângelo Piazera. Trata-se  da Schützenplatz, ou a Schützen na Praça, que tem entre os objetivos trazer para o espaço parte das atrações do evento, aproximar as tradições e a festa à comunidade, congregar as sociedades de tiro, além de realizar e apresentar à comunidade a marcha de rei e rainha no calçadão central. Na programação constam apresentação musical com a Cia Euterpe, desfile de reis e rainhas do tiro, apresentação de dança folclórica, comercialização de chopes oficiais e o tradicional “wurstecke”, ou canto da salsicha. 

Neste ano, a 31ª edição da Schützenfest ocorre de 7 a 17 de novembro, no Parque Municipal de Eventos. Em 2018, de 8 a 18 de novembro, quando o evento marcou trinta edições, foram 98.650 os visitantes que dispararam cerca de 96 mil tiros, ambos números recordes. Em relação ao tiro, foram disparados 96.360 durante a festa; outros 45.820 ocorreram durante o torneio oficial, num total de 142.180 disparos. Mais de 5,6 mil refeições foram servidas e 145.154 copos de chope consumidos durante os 11 dias de Schützenfest

As tradicionais “festplatz”, ou festas na praça, são comuns no território alemão para congraçamento, conversa, música e gastronomia local. “Na nossa região também são comuns encontros culturais ao ar livre. A nossa Schützenfest possui eventos desta natureza. É o caso do “Schützenbaum" (Árvore dos Atiradores), adaptado das festividades germânicas do "mainbaum"; e o "Schützentag" (Dia da Schützen), para homenagear uma personalidade da festa em datas significativas”, explica o diretor Cultural da Comissão Organizadora, Sidnei Marcelo Lopes.

Schützenplatz

Local: Praça Ângelo Piazera (Em frente ao Museu).

Data: 10 de agosto;.

Horário: 10 às 14 horas;

Atrações:

- Apresentação Musical com a Cia Musical Euterpe;

- Marcha do Rei e da Rainha, em desfile simbólico;

- Apresentação de Dança Folclórica;

- Gastronomia – Serão comercializados os chopes oficiais da festa e o tradicional Wurst no Wurstecke (canto da Salsicha).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!