PROCON
Eleições

Santa Catarina não terá lei seca nas eleições deste domingo

Com isso, não haverá proibição ou restrição à venda e ao consumo de bebidas alcoólicas durante o dia da votação.

02 Out 2026 - 10h13Por Janici Demetrio
Santa Catarina não terá lei seca nas eleições deste domingo - Crédito: Arquivo / Agência Brasil Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Santa Catarina não terá lei seca durante as eleições deste domingo (4). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Com isso, não haverá proibição ou restrição à venda e ao consumo de bebidas alcoólicas durante o dia da votação.

A ausência da lei seca, no entanto, não impede a atuação das forças de segurança. A Polícia Militar e os demais órgãos responsáveis pela segurança pública estarão mobilizados para prevenir e atender ocorrências, incluindo crimes, infrações eleitorais, perturbações da ordem e outras situações que exijam intervenção.

A última vez que Santa Catarina adotou a lei seca durante as eleições foi em 2018.

Eleitor votará em seis candidatos

Neste domingo, o eleitor catarinense terá seis votos, nesta ordem:

deputado federal;
deputado estadual;
senador para a primeira vaga;
senador para a segunda vaga;
governador;
presidente da República.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) recomenda que o eleitor leve uma colinha de papel com os números dos candidatos. O uso da anotação é permitido e pode ajudar a evitar erros e reduzir o tempo de votação.

O que levar para votar

O eleitor pode apresentar um documento oficial com foto para comprovar a identidade. Também poderá utilizar o e-Título com foto, desde que tenha feito o cadastro biométrico e esteja com o aplicativo atualizado.

Entre os documentos aceitos estão RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, identidade social e certificado de reservista. Documentos digitais oficiais com foto também são aceitos, mas a carteira de trabalho digital não substitui o documento físico para a votação.

Horário de votação

A votação ocorre das 8h às 17h deste domingo (4). Quem estiver na fila da seção eleitoral até o horário de encerramento poderá votar.

Em caso de segundo turno, a votação será realizada em 25 de outubro.

Como consultar o local de votação

O eleitor pode consultar o local de votação pelo aplicativo e-Título, pelo site da Justiça Eleitoral ou pelo telefone 0800 647 3888, que também funciona como canal de atendimento pelo WhatsApp.

Quem é obrigado a votar

O voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados com idade entre 18 e 69 anos.

Para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com 70 anos ou mais e analfabetos, o voto é facultativo.

Insta, Face e YouTube / Contato: 47 98465-0122

Matérias Relacionadas

Eleições

Confira o desempenho dos candidatos de Jaraguá do Sul e região nas eleições de 2026

O levantamento mostra a participação de candidatos ligados a Jaraguá do Sul e região na eleição de 2026 e permite comparar o desempenho dos nomes que buscaram espaço nos legislativos estadual e federal
Confira o desempenho dos candidatos de Jaraguá do Sul e região nas eleições de 2026
Eleições

Massaranduba registra segunda maior votação proporcional para Jorginho Mello

O município ficou atrás apenas de Benedito Novo
Massaranduba registra segunda maior votação proporcional para Jorginho Mello
Política

Vitória esmagadora: Jorginho manda no presente e larga na frente para 2030

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Vitória esmagadora: Jorginho manda no presente e larga na frente para 2030
Eleições

Em 2027, Senado terá 40 senadores novos e 14 reeleitos

Em Santa Catarina, foram eleitos ao Senado Carol De Toni e Carlos Bolsonaro, ambos do PL
Em 2027, Senado terá 40 senadores novos e 14 reeleitos
Ver mais de Eleições