Unimed - Capa
Eleições 2020

TRE-SC e OAB/SC assinam parceria para ações de fiscalização do processo eleitoral

O principal ato acordado foi a realização da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, no dia das eleições, na sede da OAB/SC em Florianópolis.

22 Out 2020 - 09h35Por Da Redação
TRE-SC e OAB/SC assinam parceria para ações de fiscalização do processo eleitoral - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina assinaram na quarta-feira (21) uma parceria para o desenvolvimento de ações de fiscalização do processo eleitoral em Santa Catarina. O principal ato acordado foi a realização da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, no dia das eleições, na sede da OAB/SC em Florianópolis.

A auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, ou votação paralela, é um procedimento realizado por todos os tribunais regionais eleitorais para comprovar a segurança do processo eleitoral eletrônico no país. Todas as etapas da auditoria serão realizadas na OAB/SC, incluindo o sorteio das urnas que serão auditadas, no sábado anterior às eleições, dia 14 de novembro.

Além disso, também foram acordados o acompanhamento de trabalhos de totalização das eleições na Sede do TRE-SC pela OAB/SC; a fiscalização da regularidade dos trabalhos desenvolvidos nos locais de votação, podendo a OAB/SC atuar como observadora do processo eleitoral; e o incentivo, por parte da OAB/SC, à efetiva participação dos advogados catarinenses na fiscalização de todo o processo eleitoral.  

Durante a cerimônia, o presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, destacou que “essa parceria é da maior importância para a Justiça Eleitoral, porque teremos advogados fiscalizando diretamente e participando efetivamente do processo eleitoral de 2020, que nos traz esse desafio a mais, em função da pandemia da Covid-19”.

Em seguida, o vice-presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni, ressaltou também a importância da parceria e afirmou: “isso será mais um instrumento para mostrar para a sociedade que a urna é inviolável. Essa oportunidade da parceria com a OAB/SC realmente é um passo enorme que vamos dar para trazer ao povo catarinense a comprovação de que a urna é um equipamento estabelecido para as eleições, sem qualquer tipo de interferência externa”.

Por sua vez, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, declarou que é uma honra para a instituição participar de um evento de extrema importância como a votação paralela. “Nós temos a chance de participar e validar algo que para nós é muito tranquilo. A OAB/SC já se utiliza das urnas na sua própria eleição, então a confiança nas urnas é algo já presente na instituição. Nada mais justo do que externarmos para a sociedade a nossa plena confiança na urna e na Justiça Eleitoral, sediando essa votação paralela”, enfatizou.

Em sua fala, o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, o juiz do Pleno do TRE-SC, Marcelo Pons Meirelles, destacou: “tenho certeza que a participação da OAB, instituição sempre ligada à democracia, contribuirá ainda mais para afiançar o trabalho que a Justiça Eleitoral realiza e a lisura da votação, que é exemplar no nosso país”. 

Finalizando a cerimônia, o juiz do Pleno do TRE-SC, Wilson Pereira Júnior, afirmou que “é uma conquista para o TRE levarmos essa conferência das urnas para dentro da casa da sociedade civil, da entidade mais respeitada e com a maior credibilidade, que luta pelo direito de todo cidadão, para provar a todos que não há nenhum problema no que se refere às eleições”.

Matérias Relacionadas

Eleições 2020

Eleitores de Blumenau e Joinville voltam às urnas no domingo

Ao todo, são 403.526 eleitores em Joinville e 247.014 em Blumenau aptos a votar
Eleitores de Blumenau e Joinville voltam às urnas no domingo
Eleições 2020

TSE : e-Título deve ser baixado até as 23h59 deste sábado

O cadastramento só voltará a ficar disponível na segunda-feira (30)
TSE : e-Título deve ser baixado até as 23h59 deste sábado
Eleições 2020

Chefe de Cartório esclarece questionamento de candidatos sobre falta de votos em sessões eleitorais

Assunto repercutiu nas redes sociais durante o fim de semana
Chefe de Cartório esclarece questionamento de candidatos sobre falta de votos em sessões eleitorais
Eleições 2020

TSE alerta sobre mensagens falsas de anulação das eleições

Nunca houve constatação de fraude no sistema eletrônico de votação
TSE alerta sobre mensagens falsas de anulação das eleições
Ver mais de Eleições 2020