Eleições 2020

Coligação de Ivo Konell e Delegado Mioto desiste do pleito eleitoral deste domingo

Destacando perplexidade e profunda tristeza, a coligação diz que não irá interpor recurso contra a decisão do TSE

13 Nov 2020 - 17h08Por Gustavo Henrique Reif

A Coligação de Ivo Konell e Delegado Mioto se pronunciou na tarde desta sexta-feira (13) sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que negou pedido de candidatura de ambos aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Jaraguá do Sul (SC) nas eleições deste ano. Destacando perplexidade e profunda tristeza, a coligação diz que não irá interpor recurso contra a decisão. 

Na quinta-feira (12), por maioria, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou os registros de candidatura de Ivo Konell (PRTB) e Leandro Mioto Ramos (PSL) aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Jaraguá do Sul (SC) nas eleições deste ano. A decisão foi tomada na análise de um recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) que havia deferido os registros dos candidatos.

Os ministros entenderam que ficou comprovado que Konell estava inelegível, quando do registro da chapa na Justiça Eleitoral, por ter sido condenado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, em 2017. Segundo o órgão de contas, ele cometeu ato doloso de improbidade administrativa quando ocupava o cargo de secretário municipal de Administração.

Confira a nota na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO
"Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, ocorrida no dia de ontem, foi determinada a exclusão da nossa chapa das Eleições Municipais (Coligação Experiência com Segurança). 

A decisão afetou não somente nosso direito, como candidatos, de participar de forma legítima das Eleições Municipais de 2020, mas sobretudo caracterizou uma restrição dura e irreversível no direito de escolha de todos os cidadãos jaraguaenses.

PERPLEXIDADE e PROFUNDA TRISTEZA. Estes foram os sentimentos que nos invadiram no dia de ontem.

Não praticamos nenhum crime eleitoral. Estávamos competindo com altivez e com respeito aos adversários. A nossa chapa foi excluída porque o TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL entendeu que o registro do Sr. Ivo Konell deveria ser indeferido porque que foi reconhecida uma inelegibilidade. Decisão obtida por maioria apertada.

Ocorre que essa mesma questão tinha sido analisada e AFASTADA pela Justiça Eleitoral, Tanto a juíza eleitoral de nossa cidade, quanto o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina por decisão UNÂNIME de seus membros, entenderam que o caso (decisão do TCE/SC) não impedia que sua candidatura fosse deferida. 

Como é possível que a mesma JUSTIÇA ELEITORAL chegue a decisões RADICALMENTE opostas !!! 
Pensamos durante 24 horas sobre qual seria a melhor decisão a ser tomada nesse momento. De um lado, o desejo de prosseguir na disputa, se insurgir contra essa decisão injusta e lutar até às últimas instâncias, a fim de obter um pronunciamento final do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. De outro lado, a preocupação com a nossa cidade e com os efeitos negativos decorrentes de um processo eleitoral que se arrasta e que não termina no dia da eleição. 

Pensamos, nossa cidade não merece isso. De coração dilacerado anunciamos que NÃO IREMOS INTERPOR RECURSO contra essa decisão. A Experiência e a Segurança, nome de nossa Coligação e os valores defendidos nessa campanha, pesaram em favor de nossa amada cidade e da estabilização democrática que precisamos. 

Agradecemos, de coração, a todos aqueles que nos apoiaram e sonharam junto conosco uma Jaraguá do Sul melhor para todos, com pleno emprego, segurança e justiça social. 

Que esse sentimento de injustiça que desce amargo em nossas gargantas se transforme em ENERGIA E FORÇA para conquistar, VOTO a VOTO, o maior número de vagas para os nossos vereadores do PRTB (28) e do PSL (17). 

Sejamos na Câmara de Vereadores a voz dos Jaraguaenses que foram IMPEDIDAS de estar no Executivo. Permitamos que MUDANÇA aconteça: AQUI e AGORA.

Jaraguá do Sul, 13 de novembro de 2020. 
Ivo Konell 
Delegado Mioto"

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp!