Eleições 2020

E-Título registra mais de 4 milhões de downloads e é o app mais baixado do país

Aplicativo do TSE foi atualizado recentemente, passando a mostrar a foto do eleitor, facilitando a hora do voto

11 Nov 2020 - 14h30Por Janici Demetrio
E-Título registra mais de 4 milhões de downloads e é o app mais baixado do país - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Nesta segunda-feira (9), o número de downloads do e-Títulos superou os quatro milhões. O aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é atualmente o mais baixado do país nas categorias “apps em alta”, na Google Play, e “apps gratuitos”, na Apple Store. Com as recomendações de isolamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS), as facilidades proporcionadas pelo e-Título ganharam nova importância neste momento de pandemia de Covid-19.

Esse número deve crescer consideravelmente nos últimos dias que antecedem as Eleições Municipais 2020, cujo primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro. São Paulo lidera o ranking, com 1.184.683 downloads, seguido por Minas (303.103), Bahia (278.191), Rio de Janeiro (273.309) e Paraná (215.055).

O e-Título, que consiste na via digital do título eleitoral, passou recentemente por algumas atualizações. A principal delas é que o app agora mostra a foto do eleitor, permitindo que o cidadão apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar. Tal funcionalidade está disponível somente para quem realizou o cadastramento biométrico.

Outras mudanças foram feitas para oferecer maior proteção aos dados do usuário. O e-Título passou a exigir a resposta do eleitor a uma série de perguntas. Apenas as pessoas que responderem com sucesso a esse desafio poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Há também a necessidade de criação de senha de acesso do eleitor ao app.

Vantagens

Entre outras vantagens do e-Título, estão ainda as de emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, que estarão disponíveis ao eleitor a qualquer momento. O app também informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral.

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderão utilizar o e-Título para justificar sua ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h.

Para fazer a justificativa fora do dia da eleição, o eleitor poderá apresentar documento que comprove o motivo da ausência à votação em até 60 dias após cada pleito, ou em até 30 dias após retorno ao Brasil.

O TSE recomenda aos eleitores que baixem o aplicativo com a maior antecedência possível do dia das Eleições Municipais de 2020.

Faça o download do app de forma gratuita nas lojas on-line Google Play e App Store.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Cirurgias eletivas são suspensas por 20 dias em SC

Não estão suspensas as urgências e as emergências e nem os procedimentos tempo-sensíveis - aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco
Cirurgias eletivas são suspensas por 20 dias em SC
Eleições 2020

Termina hoje prazo para justificar ausência no 1º turno

Em Jaraguá do Sul, o atendimento presencial no Cartório Eleitoral está suspenso por conta da pandemia. Porém, o eleitor que necessitar pode entrar em contato através do WhatsApp
Termina hoje prazo para justificar ausência no 1º turno
Eleições 2020

Prazo para mesário faltoso justificar ausência acaba hoje

Posse dos candidatos eleitos será no dia 1º de janeiro
Geral

Justiça Eleitoral volta a expedir título de eleitor via atendimento virtual

Todos os pedidos encaminhados virtualmente deverão estar acompanhados de uma imagem do documento oficial de identificação do cidadão
Ver mais de Eleições 2020