transito
Educação

Você sabe o que é uma monografia e como fazê-la?

Muito temido pela má fama que tem, é um trabalho muito mais simples do que parece e pode ser bem prazeroso de ser realizado

20 Mai 2021 - 09h16Por Publieditorial

Se você está na vida acadêmica, principalmente de nível superior (faculdades, universidades, cursos técnicos), já deve ter em algum momento ouvido falar sobre monografia. Ele faz parte da rotina do aluno, em especial daqueles que estão na reta final, próximos de conseguir o diploma.

Mas você sabe o que é uma monografia de conclusão de curso? Esse trabalho, o último do estudante durante essa formação, busca colocar à prova tudo o que foi ensinado ao longo do curso em um projeto grande e bastante especial. Muito temido pela má fama que tem, ele é muito mais simples do que parece e pode ser bem prazeroso de ser realizado.

O que é uma monografia de conclusão de curso?
Monografia é o resultado do desenvolvimento de pesquisas científicas, mas isso não significa que seja dedicado apenas a quem está nas áreas biológicas. Ele é produzido, geralmente, por apenas uma pessoa, que escolhe um tema como objeto de estudo e usa a sua área de formação para explorá-lo.

O seu objetivo é debater um assunto através de uma temática específica. Isso é feito de forma profunda, com análise, teoria, objetivo, problemas, causas, consequências e muito mais. É preciso que ele seja relevante tanto para a área de estudo do aluno, como também para a sociedade civil.

Monografia serve como TCC?
Sim, uma monografia é um dos tipos de projetos mais comuns em trabalhos de conclusão de curso. Algumas instituições de ensino, aliás, exigem o formato como TCC, outras, no entanto, deixam isso livre para o aluno escolher. Portanto, isso mostra como esse tipo de artigo científico é importante e precisa ser robusto.

Mas não é apenas aí que as monografias são utilizadas. Em pós-graduação, artigos e teses científicas são de praxe, seja lá qual for a área de atuação (há exceções, é claro). Seja lá em qual “nível” ela aparecer, existem regras acerca de sua estrutura que são comuns e que diferem uma monografia de um artigo qualquer.

Como fazer uma boa monografia de conclusão de curso?
O primeiro passo é escolher um tema que goste, tenha afinidade ou possua interesse em se aprofundar. Por cerca de um ano (ou até mais), esse será o seu principal projeto na vida e ele fica muito mais fácil se traz algum tipo de satisfação para você. Portanto, pense bem sobre o que quer escrever antes de começar, pois isso é um caminho sem volta.

Depois, prepare-se para estudar bastante. Como explicamos, uma monografia se aprofunda demais em um tema e isso só é possível com muito aprendizado e referências. Quanto mais material disponível o estudante tiver, maior são as chances de fazer um TCC completo e nota 10.

Respeitar as regras impostas também é primordial. Para começar, todo trabalho desse tipo deve seguir as normas ABNT. Além delas, a própria faculdade pode exigir uma coisa ou outra, assim como o orientador que vai acompanhar de perto o projeto do começo ao fim. Sempre fique atento a elas para não vacilar e entregar algo fora do esperado.

Por fim, leve para a monografia de conclusão de curso o máximo de capricho possível. Para muitos alunos, um trabalho desse tipo é a porta de entrada em muitos lugares, inclusive no mundo profissional. Portanto, faça dele o seu maior e melhor cartão de visitas, mostrando que domina com maestria aquele tema.

Dito isso, o resto é aproveitar a jornada. Serão muitos meses de trabalho árduo, mas escolhendo o tema correto transformará tudo isso em um momento bastante divertido, onde a cada nova etapa a motivação para concluir a seguinte só aumentará - e aí tudo valerá bastante a pena.

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá

Unidade escolar Professora Valdete Piazera aguarda, há dois anos, instalação de lousas digitais, retroprojetores e computadores
Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá
Educação

Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá

Os alunos da EMEB Machado de Assis foram os primeiros a receberem os kits completos. O objetivo da Secretaria de Educação é distribuir à todas as escolas do Município, até o fim deste mês
Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá
Educação

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

Dados do IBGE foram divulgados pela organização Todos pela Educação
Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches
Educação

Alunos da rede municipal de Jaraguá recebem novos uniformes a partir da próxima semana

Foram confeccionadas 138.429 peças para atender crianças do pré até o 9º ano da rede municipal de ensino
Alunos da rede municipal de Jaraguá recebem novos uniformes a partir da próxima semana
Ver mais de Educação