caragua
caragua mobile
Educação

Solenidade marca o início da Escola em Tempo Integral para o nono ano

Autoridades prestigiaram, nesta tarde, o lançamento oficial do programa. As oficinas educativas começaram na terça-feira para 141 alunos de turmas do nono ano

28 Jun 2024 - 10h21Por Janici Demetrio
  - Crédito: Divulgação - Crédito: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (27), ocorreu a solenidade de lançamento do Programa Escola em Tempo Integral para alunos das turmas de nono ano da rede municipal. Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o programa já abrange turmas dos anos iniciais – são 1.805 alunos do pré ao 5° ano nesta modalidade, atualmente –, e chega como uma oportunidade para que o estudante do nono ano possa explorar seus talentos e áreas de interesse, com vistas ao desenvolvimento pessoal e mercado de trabalho, no futuro.

caragua 3

A solenidade no ginásio do Sesi/Senai, reuniu autoridades do Município, representantes do Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, imprensa e alunos da Rede Municipal de Ensino. Em seu pronunciamento, representando o prefeito Jair Franzner, o chefe de Gabinete João Berti reforçou a importância dos investimentos na área da Educação e lembrou que a Administração Municipal trabalha constantemente para manter a qualidade do ensino público em Jaraguá do Sul e os índices que se destacam no cenário estadual e nacional.

As oficinas educativas ocorrem no contraturno escolar de segunda a sexta-feira. São 3 horas diárias a mais na carga horária escolar, totalizando 15 horas semanais, com término de acordo com o calendário escolar.

“A ideia é oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de expandir seus conhecimentos e construir um futuro promissor por meio da educação. Além de tornar a escola um ambiente mais atrativo para todos”, destacou a secretária de Educação, Iraci Müller.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, veio a Jaraguá do Sul para solenidade. Ele reforçou que o programa tem uma importância social muito significativa.

“É realmente uma grande oportunidade para estes estudantes. O é desafiador e exige cada vez mais competências e conhecimentos e isso está sendo ofertado pela Prefeitura a estes alunos.”

As oficinas incluem cinco áreas: Iniciação Profissional; Empreendedorismo e Projeto de Vida; Educação e Saúde; Tecnologia Básica e Intermediária; e Cultura Maker (módulo que abrange Ciências e Invenções; Comunicação e Mídias; e Matemática e Games). Por meio de aulas com abordagens práticas, dinâmicas e coletivas, os alunos serão incentivados a desenvolver diferentes habilidades e competências gerais.

As aulas também aproximam os estudantes de temas que podem encontrar no mercado de trabalho, preparando-os para essa etapa. O programa começou atendendo 141 alunos, de sete escolas municipais, mas no decorrer do ano letivo será ampliado para todas as unidades da rede, totalizando 614 alunos. As atividades ocorrem no Senai, instituição contratada pela Prefeitura e os alunos recebem alimentação e transporte gratuito até o local, fornecidos pela Secretaria de Educação.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
InstaFace e Site

caragua mobile

Matérias Relacionadas

Educação

Inscrições para o Prouni abrem nesta terça-feira

Serão oferecidas 243.850 bolsas, diz MEC
Inscrições para o Prouni abrem nesta terça-feira
Educação

Concurso público do IFSC oferece vagas em 11 cidades de Santa Catarina

Para Jaraguá do Sul há vaga para técnico administrativo
Concurso público do IFSC oferece vagas em 11 cidades de Santa Catarina
Geral

Lunelli solicita melhorias na Escola Valdete Piazera, de Jaraguá do Sul

Há três anos, a escola aguarda a revitalização do espaço, incluindo a realização de obras que garantam acessibilidade como a construção de rampas e cobertura de acesso.
Lunelli solicita melhorias na Escola Valdete Piazera, de Jaraguá do Sul
Educação

Saiba o que muda no ensino médio com novo texto aprovado no Congresso

Texto segue para sanção presidencial
Saiba o que muda no ensino médio com novo texto aprovado no Congresso
Ver mais de Educação