Educação

Samae adota videoaulas para o Proeva em 2020

No segundo semestre, as escolas estaduais e da rede municipal de ensino utilizarão os conteúdos

18 Mai 2020 - 15h45Por Da Redação
Samae adota videoaulas para o Proeva em 2020 - Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS Crédito: Rogério Tallini/SamaeJS

A pandemia do Novo Coronavírus provocou alterações significativas na maneira de estudar. Sem previsão exata para o retorno das atividades nas escolas municipais, estaduais e particulares, o Samae de Jaraguá do Sul decidiu adotar o esquema de encontros virtuais para que os estudantes do município tenham as orientações do Proeva (Programa de Educação e Valorização da Água). “No momento que vivemos, professores e estudantes estão impedidos de frequentar o ambiente escolar. Desta forma, os encontros presencias do Proeva precisaram ser reinventados para o ambiente virtual”, explica a coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente, Alessandra Stinghen.

Sendo assim, a partir desta terça-feira (19), a primeira videoaula já estará disponível no canal do Samae de Jaraguá do Sul na plataforma YouTube, onde os professores farão o compartilhamento do link para os seus alunos assistirem. De acordo com Alessandra, neste momento, escolas particulares estão iniciando as atividades com os estudantes de 4º ano. No segundo semestre, as escolas estaduais e da rede municipal de ensino utilizarão os conteúdos.

O Proeva, que conta com 12 encontros em sala de aula passou a ter seis encontros em videoaulas de até 30 minutos. Cada videoaula abrange dois temas, sendo que no primeiro encontro, os estudantes conhecerão o que é o programa e receberão informações sobre Resíduos Sólidos. Fazem parte do material os temas: Compreendendo a água e sua Importância e Ciclo da Água; Infiltração da Água e Mata Ciliar; Ecossistema e Bioindicadores; Esgoto Sanitário e Doenças Transmitidas pela Água; Prevenção ao Desperdício e Reaproveitamento da Água.

A coordenadora lembra que ao final de cada vídeo é possível fazer uma atividade referente aos temas abordados. “Ainda, em momento oportuno os alunos poderão vivenciar na prática o tratamento de água da nossa cidade através de uma visita à Estação de Tratamento de Água Central do Samae. Os alunos receberão também a camiseta, o boné e o Certificado de Amigo da Água em evento posterior a ser realizado na escola”, concluiu.

As videoaulas estão sendo gravadas na sede do Samae.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Coronavírus em SC: Portaria autoriza retorno do ensino presencial de cursos livres no estado

O documento determina que os estabelecimentos sigam medidas de higiene e segurança para a realização das atividades
Coronavírus em SC: Portaria autoriza retorno do ensino presencial de cursos livres no estado
Educação

Inscrições para o Enem seguem abertas até quarta-feira

O valor da taxa é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio
Inscrições para o Enem seguem abertas até quarta-feira
Educação

Governo prorroga prazo de inscrição do Enem até dia 27

Medida foi anunciada pelo ministro da Educação pelo Twitter
Governo prorroga prazo de inscrição do Enem até dia 27
Educação

Ministério da Educação adia o Enem 2020

Medida foi tomada em função dos impactos da pandemia de covid-19
Ministério da Educação adia o Enem 2020
Ver mais de Educação