dengue
Educação

Retomada das aulas presenciais será para reforço pedagógico em Jaraguá

Reabertura das escolas só será possível, porém, quando a região Nordeste tiver risco menor na avaliação feita pelo Estado

08 Out 2020 - 17h51Por Da Redação

Suspensas há sete meses, as aulas e atividades pedagógicas presenciais em Santa Catarina tiveram a retomada liberada pelo governo do Estado, porém, apenas para as regiões classificadas com menor potencial de risco, o que não é o caso da região Nordeste, da qual Jaraguá do Sul faz parte.

Para poder reabrir as escolas, é preciso estar classificado entre risco alto a moderado e a região Nordeste está no grave. O mapa de risco é atualizado semanalmente.

Segundo portaria do governo do Estado, o recomeço será gradual. Ou seja, primeiro poderão retornar os alunos das últimas turmas de cada escola e a cada sete dias uma nova turma.

Outra regra prevê que as salas de aula só poderão receber 50% da capacidade e que é necessário respeitar o distanciamento de um metro e meio entre cada estudante. Cada escola poderá adotar critérios ainda mais rígidos se houver necessidade.

Para rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul já desenvolveu um pré-protocolo de recomeço. A decisão prevê que as atividades pedagógicas serão retomadas com reforço para os estudantes que precisarem, conforme a avaliação dos professores.

Os demais alunos continuarão com atividades remotas. As escolas da rede estadual e privada poderão ter o próprio protocolo pedagógico, mas terão que seguir as normas sanitárias de prevenção ao coronavírus e também só poderão reabrir as salas de aula quando a região Nordeste sair do risco grave.

Segundo a secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, a decisão de recomeçar quando possível pelo reforço pedagógico leva em conta a necessidade de seguir protocolos sanitários e ao mesmo tempo de recuperar o conteúdo para quem está com dificuldade. 

O Município formou uma comissão, presidida pela secretária, que conta com representação estadual, federal e particular. A partir do protocolo municipal foi elaborado "protocolo de contingenciamento municipal" que norteará todas as redes. Nenhuma unidade de ensino poderá abrir as portas sem a chancela do protocolo de contingência, que está em fase de revisão pela comissão e será avaliado também pelo Comitê de Combate ao Coronavírus.

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá

Unidade escolar Professora Valdete Piazera aguarda, há dois anos, instalação de lousas digitais, retroprojetores e computadores
Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá
Educação

Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá

Os alunos da EMEB Machado de Assis foram os primeiros a receberem os kits completos. O objetivo da Secretaria de Educação é distribuir à todas as escolas do Município, até o fim deste mês
Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá
Educação

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

Dados do IBGE foram divulgados pela organização Todos pela Educação
Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches
Educação

Alunos da rede municipal de Jaraguá recebem novos uniformes a partir da próxima semana

Foram confeccionadas 138.429 peças para atender crianças do pré até o 9º ano da rede municipal de ensino
Alunos da rede municipal de Jaraguá recebem novos uniformes a partir da próxima semana
Ver mais de Educação