dengue 2
Educação

Projeto piloto de educação 4.0 é apresentado em escola municipal de Jaraguá do Sul

A ferramenta educacional foi criada pela BBC de Londres e disponibilizada no Brasil pela Positivo Tecnologia

21 Mai 2019 - 17h25Por PMJS

Alunos da Emeb Francisco Solamon, do bairro Santo Antônio, compareceram na tarde dessa terça-feira (21), na secretaria de Educação, onde participaram da apresentação do Inventura – Educação 4.0, uma ferramenta educacional criada pela BBC de Londres e disponibilizada no Brasil pela Positivo Tecnologia. A escola desenvolverá, durante três meses, um projeto piloto com 27 alunos de uma turma de 5º ano, a quem foi entregue o material nessa solenidade que contou com a participação do prefeito Antídio Lunelli e do vice-presidente da Fiesc para o Vale do Itapocu, Célio Bayer, recepcionados pelo secretário Rogério Jung.

De acordo com o secretário, não há custo para a Secretaria de Educação nesse período experimental, quando o projeto será avaliado pelos alunos, professor e assessora. Rogério Jung explica que o projeto tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pelo desenvolvimento de inovação, empreendedorismo e o surgimento de inventores. Para isso, aplica cinco pilares: cultura maker, pensamento computacional, aprendizagem por projetos, resolução de problemas, criatividade e inovação. O projeto, que inclui em seu material uma placa de microbit, ensina as crianças por meio da linguagem de programação de computadores.

“O objetivo do Inventura é ampliar, por meio da programação, da cultura maker e da aprendizagem por projetos, a capacidade de criação, invenção e resolução de problemas e desafios do mundo real, desenvolvendo nos alunos competências fundamentais como autonomia, protagonismo, cooperação, comunicação e pensamento crítico”, defende a empresa em seu material de divulgação.

O professor Gildo José Heerdt e a assessora Débora Cristina Simas Pisetta coordenarão o projeto piloto, que deverá iniciar na próxima quinta-feira, em aulas semanais de uma hora e meia. Além dos exemplares fornecidos aos alunos, o material também é integrado pelo guia do professor.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Educação

Professores da rede estadual de SC entram em greve

Em Jaraguá do Sul, haverá um ato nesta terça-feira (23) em frente a Gerência de Educação às 15h.
Professores da rede estadual de SC entram em greve
Ver mais de Educação