Delivery Much
Capacitação

Professores da rede municipal de ensino recebem formação em Jaraguá do Sul

Serão três dias para aprimorar conhecimento e trocar experiências. A capacitação acontece na Católica SC e vai até quinta-feira

14 Mai 2019 - 17h12Por PMJS
Professores ensino fundamental II, G Suite - Crédito: Divulgação / PMJSProfessores ensino fundamental II, G Suite - Crédito: Divulgação / PMJS

Cerca de 800 professores da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul passam por formação nesta terça, quarta e quinta-feira nas salas de aula da Católica Santa Catarina, no bairro Rau. Na manhã desta terça-feira (14), o barulho nos corredores da faculdade era de profissionais de educação buscando conhecimento e trocando experiências. 

Dengue Prefeitura

No Bloco D os professores de 1º ano discutiam entre si as habilidades a serem desenvolvidas em seus alunos e as páginas correspondentes a cada habilidade dentro do material didático utilizado. A intermediadora foi a assessora para alfabetização Letícia Schneider. A professora de 1º ano Patrícia G. Gonçalves, da Escola Machado de Assis, trocou ideia com as professoras Ilza (Escola Jonas Alves de Souza), Joseane e Suzana (Escola Marcos Emílio Verbinnen) sobre as habilidades de identificar as rotinas típicas do dia e da noite nos alunos.

O livro “Aprender juntos”, de Ciências para o 1º ano, da editora SM, foi o material utilizado para pesquisar a habilidade. Patrícia e as colegas avaliam como fundamental momentos como essa formação, “para que haja oportunidade de troca de ideias e aprendizado, fora da rotina da sala de aula. É quando temos tempo para parar e pensar”.

No Bloco B, professores de Inglês, Geografia e Educação Física do ensino fundamental II foram treinados pelo diretor executivo da Get Edu Daniel Garrido para utilizar a ferramenta do Google for Education “G Suite”. O G Suite é um pacote que inclui o uso de um endereço de e-mail, espaço de armazenamento no Google Drive e os aplicativos Docs, Sheets e Slides, que são os equivalentes ao Word, Excel e PowerPoint da Microsoft. 

Os professores de pré socializaram os projetos desenvolvidos com as crianças e tiveram conhecimentos prévios de ferramentas da Google for Education como, por exemplo, para elaborar as avaliações de forma mais ágil e sem ocupar memória do computador. O assistente de Tecnologia da Informação Rafael Weber Martins e a assessora dos prés Michele Fontana foram os mediadores da formação dos professores do pré.

Além da formação nas salas e laboratórios de informática, os profissionais da rede tiveram também um momento de brincadeira séria nos corredores da Católica SC envolvendo o tema saúde. Trata-se de jogo gigante de tabuleiro em que o objetivo é vencer a dengue. Os professores tiveram que jogar o dado e avançar nas casas a medida em que se prevenia contra a doença. O jogo pode ser aplicado com alunos nas escolas e tem por objetivo divulgar, de maneira lúdica, todos os passos para se prevenir a  dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. 


 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Educação

Cadastramento nas creches termina na quinta da semana que vem

Essa inscrição mostra a intenção de vaga dos pais ou responsáveis e não garante a vaga da criança
Cadastramento nas creches termina na quinta da semana que vem
Educação

Estado detalha modelos de retorno das aulas para gestores da rede estadual

Os professores da rede permanecem em período de recesso, mas devem retornar às atividades a partir da próxima semana, assim como as equipes técnicas das escolas e coordenadorias
Estado detalha modelos de retorno das aulas para gestores da rede estadual
Educação

Segundo dia de Enem tem abstenção de 55,3%

Candidatos resolveram questões de matemática e ciências da natureza
Segundo dia de Enem tem abstenção de 55,3%
Educação

Estudantes fazem hoje as provas de exatas do Enem

Portões serão abertos às 11h30 e provas começarão às 13h30
Estudantes fazem hoje as provas de exatas do Enem
Ver mais de Educação