Educação

Olimpíada de robótica movimenta Jaraguá neste fim de semana

Município é o atual vice-campeão estadual, mas alunos e professores envolvidos esperam uma evolução ainda maior nesta edição do evento

16 Ago 2019 - 15h10Por Da Redação
Olimpíada de robótica movimenta Jaraguá neste fim de semana - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Depois de semanas de treinamento preparação e ajustes de seus protótipos chegou a hora: neste sábado (17), 250 alunos da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul distribuídos em 50 equipes disputam fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), nas dependências do Colégio São Luis Marista. Segundo o secretário municipal de Educação, Rogério Jung, são esperados 140 equipes – algo em torno de 700 estudantes – de toda Santa Catarina. A abertura oficial do evento ocorre às 9 horas e a entrada é gratuita para quem quiser acompanhar as competições que seguirão ao longo do dia no Marista.

Já nesta sexta-feira (16), o dia foi de preparação no local onde jovens catarinenses tentarão colocar em prática o que desenvolveram ao longo de meses de preparação. No ano passado, em Araranguá, com apenas cinco equipes, os jaraguaenses conquistaram o inédito vice-campeonato, feito muito festejado na ocasião.

A partir de então, o Projeto de Robótica foi ampliado e hoje atende 17 escolas municipais em Jaraguá do Sul onde são envolvidos cerca de 450 alunos de 6º ao 9º ano e as escolas integrais a partir do 3º ano. “Destes, 250 estarão representando Jaraguá do Sul neste olimpíada”, reitera o coordenador de Robótica da Semed, Rafael Weber Martins. Tanto ele, como o próprio secretário acreditam que na performance ainda melhor dos anfitriões desta edição. “Os preparativos ocorreram durante semanas nas próprias escolas e no próprio Centro de Inovação”, relembrou Martins que acompanhou de perto este processo.

Nestes treinos os estudantes faziam os últimos ajustes na programação de seus protótipos para que no dia da apresentação nada saia errado. Os robôs são orientados a tarefas que vão desde percorrer um breve trecho em linha reta, superar obstáculos na pista até o resgate de vítimas acidentadas. É um olho no computador e outro no robô, literalmente. A todo instante, os alunos fazem ajustes e e discutem a melhor forma do robô executar a tarefa. “Eles programam no computador e testam, por erro e acerto, no próprio robozinho”, explica o professor de Robótica, Roni Santos, que também acompanhou os treinamento. “Acima de tudo, será uma competição deles com eles mesmos. Ou seja, além de precisar trabalhar em equipe para resolver problemas, é preciso saber dialogar, buscar soluções diferenciadas, enfim, pensamento criativo de forma geral”, completou.

Um dos alunos que estava nas equipes e ajudaram a Jaraguá a conquista a conquistar o 2º lugar na Olimpíada de Robótica no ano passado, Dan Felipe Duarte, 14 anos, é quase um consultor para colegas que começaram agora na nova disciplina. “A gente está mais preparado e evoluído na robótica e também com mais autoestima pelo que fizemos em 2018. Sem contar que pelo fato da Olimpíada ser em Jaraguá também teremos apoio de nossos pais”, disse o aluno que hoje cursa o 9º ano na Escola do Loteamento Amizade.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Educação

Conselho Consultivo debate avanços na educação municipal de Jaraguá do Sul

A estimativa do secretário Rogério Jung é de que em cinco ou seis anos o papel seja abolido das salas de aula
Conselho Consultivo debate avanços na educação municipal de Jaraguá do Sul
Educação

Estudantes de escola pública criam app para ensinar Libras

A ideia surgiu depois da chegada de dois alunos surdos à turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Arnaldo Grin
Estudantes de escola pública criam app para ensinar Libras
Educação

Parceria com Suécia estimula participação de meninas na área de exatas

Festival Tekla trouxe workshop de robótica para Brasília
Parceria com Suécia estimula participação de meninas na área de exatas
Educação

Combate à obesidade é tema de projeto de educação alimentar na rede estadual

Entre as crianças menores de cinco anos, 7,3% registram peso acima do ideal
Combate à obesidade é tema de projeto de educação alimentar na rede estadual
Ver mais de Educação