Educação

Movimento SC pela Educação lança plataforma com cursos gratuitos e acesso a vagas de emprego 

A iniciativa marca o novo ciclo do Movimento SC pela Educação, com foco na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho

30 Jan 2021 - 10h30Por Janici Demetrio
Mario Aguiar (e) e Fabrizio Machado Pereira conduziram a reunião on-line do conselho de governança  - Crédito: Filipe ScottiMario Aguiar (e) e Fabrizio Machado Pereira conduziram a reunião on-line do conselho de governança - Crédito: Filipe Scotti

Estar preparado para as oportunidades que surgem no mercado de trabalho é um diferencial competitivo para muitos profissionais, especialmente com a retomada da economia.
 
Por isso, a Federação das Indústrias (FIESC), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (FAESC) e dos Transportes (Fetrancesc), lançaram nesta quinta-feira (28) uma plataforma on-line que oferece uma série de cursos gratuitos, cadastro de currículos e acesso às melhores vagas anunciadas pelo setor produtivo.
 
A iniciativa tem parceria da ACATE, SEBRAE/SC, Instituto Ayrton Senna, Centro de Inovação da Educação Brasileira, Junior Achievement, Undime/SC, Sistema Ailos e Prefeitura de Florianópolis.
 
Acesse www.msce.santacatarinapelaeducacao.com.br para conhecer a ferramenta.
 
A iniciativa marca o novo ciclo do Movimento SC pela Educação, com foco na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho, e está vinculada ao programa Travessia, que orienta a reinvenção da economia para transformar SC em referência em desenvolvimento sustentável.

“Temos de focar na qualificação destes profissionais neste momento de retomada da economia, oferecendo oportunidades de formação para que ocupem as melhores vagas de emprego. O mercado está aquecido, com novos postos de trabalho, afinal, somos um dos estados que mais gera emprego”, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. 

O diretor de educação e tecnologia, Fabrizio Machado Pereira, apresentou a ferramenta, desenvolvida pelo núcleo de Soluções Digitais do SENAI.

“É uma plataforma tecnológica desenvolvida por parceiros do Movimento e com o apoio do Sebrae. Conectada com as reais necessidades da sociedade, ela aproxima pessoas qualificadas e ofertas de vagas. O maior objetivo é fazer com que as pessoas tenham a chance de se recolocar no mercado de trabalho”, frisou.

Além de promover a capacitação gratuita de profissionais, o site acelera o acesso ao emprego, ampliando a renda do catarinense. Oferece ainda uma série de cursos gratuitos e 100% a distância, recomendados por instituições parceiras, é possível conferir as vagas disponíveis em todo o estado na indústria, comércio, serviços e turismo, transporte e logística e agricultura.

Participe dos grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá
 
Para o vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itapocu, Célio Bayer, trata-se de uma inovação importante que o Movimento Santa Catarina pela Educação oferece a empresas e a trabalhadores, representando um avanço significativo para que o estado avance ainda mais na melhoria da sua competitividade.

“Com a plataforma, temos a oportunidade de somar esforços de todos os setores alinhados à educação e ao setor produtivo, contribuindo para reduzir os gargalos que ainda existem em termos de qualificação de mão de obra e na oferta de vagas aos trabalhadores”, salienta.

Ele destaca ainda a atenção que a iniciativa dá a segmentos importantes da indústria, do comércio e da área de serviços nas suas demandas por profissionais, “de maneira a reforçar cada vez mais o trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê de Desenvolvimento Regional”.
 
O gerente regional do SESI e SENAI no Vale do Itapocu e Planalto Norte, Jeffferson Galdino, assinala a contribuição mútua que a ferramenta oferece para quem está no mercado e busca melhor capacitação, para quem busca se inserir no mercado e para a indústria que necessita de trabalhadores qualificados.

“É um salto importante que o movimento dá para a união da empregabilidade com a formação e a qualificação profissional. Para a nossa região, esse é um grande ganho porque temos um alto índice de empregabilidade e onde carecemos ainda de pessoas que estejam cada vez mais qualificadas em setores onde inovação e tecnologia estarão cada vez mais presentes”, reitera. 

 
Mais oportunidades de emprego
 
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que a Federação é parceira do Movimento Santa Catarina pela Educação desde o início por compreender que o único caminho para o desenvolvimento cultural e econômico consiste na preparação de todos para os desafios e inovações do mercado de trabalho, em todos os setores, principalmente com a aceleração de tendências provocada pela pandemia.

“Por meio do SENAR, estamos empenhando esforços para a formação das novas gerações e a qualificação e requalificação dos adultos, habilitando-os às novas exigências das atividades laborais e empresariais da agricultura e do agronegócio. Manter as pessoas no mercado de trabalho no meio rural também é um desafio, frente às novas tecnologias e a inovação no campo. Atualizar os produtores rurais é importante porque melhora não apenas a produtividade, mas a qualidade de vida de todos os envolvidos”, diz.

“Ter mão de obra qualificada reflete positivamente em todos os âmbitos. Na realidade das nossas empresas, significa ter profissionais especializados e isso é um diferencial muito importante, pois o colaborador se torna referência em sua área de atuação. A plataforma do Movimento SC pela Educação contribui para isso e fortalece o desempenho do setor produtivo, o que impacta diretamente o consumidor”, afirma o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli.
 
 

Matérias Relacionadas

Educação

 Educadores dos Centros de Educação Infantil de Guaramirim participam de formação

A formação foi conduzida pela psicóloga Charlene Feldmann Chiodini que proporcionou reflexões sobre o trabalho nos CEIs municipais
 Educadores dos Centros de Educação Infantil de Guaramirim participam de formação
Educação

Férias escolares começam hoje em Jaraguá. CMEIs mantêm atendimento

Aulas retornam no dia 2 de agosto. Turmas de berçário e maternal (educação infantil) terão atendimento normal no recesso
Férias escolares começam hoje em Jaraguá. CMEIs mantêm atendimento
Educação

Cerca de 500 crianças serão chamadas para vagas em creches municipais de Jaraguá

Berçário II contemplará crianças nascidas até 31 de março de 2020 e Maternal I, nascidas até 31 de março de 2019
Cerca de 500 crianças serão chamadas para vagas em creches municipais de Jaraguá
Geral

Governo licitará construção de um ginásio esportivo da escola Alvino Tribess

Deputado Vicente Caropreso foi informado que pedido de alvará de construção será feito ainda este mês
Governo licitará construção de um ginásio esportivo da escola Alvino Tribess
Ver mais de Educação