feirão de empregos
Educação

Mais de 2.600 estudantes formados no Programa de Valorização da Água do Samae de Jaraguá do Sul

Durante a formatura, foram entregues os certificados de "Amigo da Água" aos alunos representantes das escolas municipais, estaduais e particulares

04 Dez 2024 - 10h46Por Rogério Tallini
Quadra da Arena ficou lotada na noite de terça-feira - Crédito: Divulgação/SamaeQuadra da Arena ficou lotada na noite de terça-feira - Crédito: Divulgação/Samae

O Samae, a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Secretaria Municipal de Educação promoveram a formatura dos alunos que participaram do Programa de Educação e Valorização da Água – Proeva este ano, na noite de ontem (3), na Arena Jaraguá. Criado em 2005, o Proeva tem como objetivo conscientizar os estudantes, de forma interativa e dinâmica, quanto ao uso adequado e à conservação da água, à conscientização com relação ao esgotamento sanitário, aos resíduos sólidos e à drenagem urbana. Participam do programa os alunos do 4° ano das escolas municipais, estaduais e da rede particular de ensino.

Durante o programa, os estudantes participam de seis encontros nas escolas, onde são trabalhados 12 temas. Ao final dos encontros, os alunos visitam a Estação de Tratamento de Água – ETA Central do Samae, para conhecerem na prática o processo de tratamento da água. O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, destacou que “neste ano, participaram do programa os estudantes de 47 escolas, sendo 29 municipais, nove particulares e nove estaduais, e que o Proeva completou 19 anos, com mais de 30 mil alunos formados. É importante ressaltar que temos que começar com a educação ambiental desde cedo, e é por meio do Proeva que realizamos esse trabalho. As crianças que estão aqui, em poucos anos, serão adultos e terão seus filhos participando, dando continuidade a esse programa tão importante”. 

O chefe de gabinete, João Berti, parabenizou todos os professores, que também são multiplicadores dos temas trabalhos durante o Proeva. Enfatizou que “a educação ambiental é o que nos move” e falou sobre a importância da conservação da água e da separação dos materiais recicláveis em nossas residências”.  A secretária de Educação, Iraci Müller, disse que “a educação é o caminho para transformamos a relação das novas gerações com o meio ambiente. O Proeva desperta nos estudantes a responsabilidade pela preservação da água e da natureza”. 

Durante a cerimônia, o Guto, mascote do Proeva, fez o juramento com os alunos. Em seguida, foram entregues os certificados de “Amigo da Água” aos alunos representantes das escolas. Na sequência, os estudantes cantaram com o Guto e com os personagens Minions e do Divertida Mente, a música “Olha a água”. Encerrando a cerimônia, foi entregue a premiação aos alunos vencedores do Concurso de Desenho do Samae, que teve como tema “Como eu vejo a minha casa, a Mata Atlântica”. Foram premiados os 10 estudantes que entregaram os melhores desenhos, ou seja, que obtiveram as melhores notas, cada um com um patinete elétrico.

Matérias Relacionadas

Educação

Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas

Medida vai entrar em vigor neste ano letivo
Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas
Educação

Educação Infantil de Jaraguá do Sul terá plantão em três polos a partir do dia 16

O plantão foi organizado com base em um levantamento feito pela Secretaria de Educação junto aos pais de alunos dos CMEIs
Educação Infantil de Jaraguá do Sul terá plantão em três polos a partir do dia 16
Educação

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação.
Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro
Geral

Falso alarme de incêndio em prédio da Rua Roberto Seidel, Corupá

Bombeiros são acionados após morador fazer churrasco no terceiro andar
Falso alarme de incêndio em prédio da Rua Roberto Seidel, Corupá
Ver mais de Educação