transito
Google for Education

Jaraguá é a primeira cidade a implantar a Google para Educação na rede municipal

R$ 3,4 milhões serão usados para a implantação do programa nas escolas.

07 Dez 2018 - 08h02

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul teve aprovado nesta semana, na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei nº 282/2018, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar para a secretaria no valor de R$ 3,4 milhões. O valor servirá para a implantação do Programa Google para Educação (Google for Education) nas escolas municipais.

De acordo com informações passadas pela Google para a Secretaria de Educação, Jaraguá do Sul será a primeira cidade do Brasil a implantar o programa na rede municipal de educação e servirá de piloto para outras prefeituras interessadas. Os softwares da Google para Educação são disponibilizados gratuitamente para a rede pública. O que precisa ser comprado são os equipamentos que servem para acessar esses softwares.

Serão adquiridos no ano que vem 1.290 Chromebooks e os acessórios necessários para o seu carregamento, inicialmente para alunos do 6º ao 9º ano. O Chromebook é como um notebook, mas com sistema operacional Chrome OS, que funciona totalmente baseado na rede de internet. É menor que um notebook e mais leve, pois não tem memória.

O secretário de Educação, Rogério Jung, prevê que no segundo semestre já terão acesso ao Google for Education também os alunos do pré ao 5º ano. A ferramenta tem por objetivo modernizar as salas de aula com o que há de mais atual na tecnologia educacional, sem substituir o professor ou as aulas planejadas por ele. E sim, como uma ferramenta a mais a ser utilizada.

Os Chromebooks são apontados pelas revistas de tecnologia como uma das ferramentas digitais mais utilizadas em sala de aula nos Estados Unidos. A implantação em Jaraguá do Sul será feita aos poucos, com a devida capacitação dos profissionais da educação.   

Conheça algumas ferramentas da Google para Educação

G Suite - Um pacote de ferramentas de produtividade para ajudar alunos e professores a interagir de forma contínua e segura em vários dispositivos. Oferece espaço ilimitado no Drive, Gmail e Google Fotos, mais 100 GB para criar Google Sites; tem suporte 24/7 por telefone e e-mail. Não tem anúncios e é gratuito para escolas e universidades públicas; instituições particulares têm que pagar uma taxa por usuário.

Google Sala de Aula (Classroom) - você cria uma sala de aula, adiciona seus alunos por e-mail, e elabora tarefas para eles. É possível anexar links e arquivos relevantes, e adicionar uma data de conclusão — dessa forma, a tarefa entra na agenda compartilhada da sala. Então, o aluno anexa o trabalho pronto e envia para o professor. O professor também pode publicar um aviso aos alunos, ou fazer uma pergunta (dissertativa ou de múltipla escolha). Nada disso requer um app adicional, pois o Google Sala de Aula funciona na web.

Expeditions - O Expedições é um aplicativo educacional imersivo que os alunos e professores usam para explorar o mundo em mais de 800 tours de realidade virtual (RV) e 100 de realidade aumentada (RA). Você pode nadar com tubarões, visitar o espaço, transformar a sala de aula em um museu e muito mais sem sair do lugar.    

Mais informações sobre as ferramentas no site da Google for Education - https://edu.google.com/intl/pt-BR 

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Educação