Educação
Jaraguá do Sul planeja criar mais de 800 vagas na Educação Infantil em 2025
Atualmente são mais de 7 mil crianças matriculadas no Município
A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul (Semed) já iniciou o planejamento para 2025. Uma das prioridades é o aumento de oferta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que atendem atualmente 7.564 crianças do berçário à pré escola.
LEIA TAMBÉM: Portal do Emprego de Guaramirim tem 160 vagas disponíveis nesta segunda-feira (11)
De acordo com a secretária, Iraci Müller, existe uma grande expectativa para abertura de novas vagas nos CMEIs para o início de 2025.
“A Secretaria de Educação tem feito um esforço muito grande para concluir as obras, até porque, ainda temos uma demanda reprimida na lista de intenção de vagas e ainda não conseguimos atender 100%. E o nosso objetivo é esse e temos feito um esforço muito grande nesse sentido”, destacou.
Hoje, a Secretaria de Educação está com dez obras em andamento, sendo que nove estão em fase final. Devem ser concluídas ainda este ano as seguintes unidades:
- Reforma e Ampliação do CMEI Rita de Cacia Ramos da Silva;
- Reforma e Ampliação da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Vitor Meirelles;
- Reforma e Ampliação do CMEI Waldir Theilacker;
- Restauro do casarão antigo da EMEB Ricieri Marcatto.
- Restauro da Antigo Escola Isolada Prof. Arnoldo Schulz;
- Troca de piso da EMEB Renato Pradi.
Já para o início de 2025 devem ficar prontas as seguintes obras:
- Construção do CMEI Professora Leonice Cisz;
- Construção de EMEB no bairro João Pessoa;
- Reforma e Ampliação da EMEB Albano Kanzler.
A única que ficará para outubro de 2025 é a construção da nova EMEB Guilherme Hanemann.
“Todas as unidades escolares acima estarão equipadas com mobiliários completos para receber os alunos e servidores em ambientes adequados e pensados cuidadosamente a fim de atendê-los da melhor maneira possível”, garantiu Iraci.
Outra forma que a Secretaria encontrou para suprir a procura por matrícula na Educação Infantil é a compra de vagas junto a instituições privadas. Atualmente, há cinco instituições particulares credenciadas, disponibilizando 80 vagas em período integral e 54 em períodos parciais (matutino ou vespertino).
“O credenciamento tem funcionado muito bem, e nos próximos dias haverá nova compra de vagas em uma das instituições já credenciadas, aumentando em mais 14 atendimentos”, destacou a secretária.
Ressalta-se que o edital de credenciamento de vagas permanece aberto durante o ano todo, disponível na página da Prefeitura de Jaraguá do Sul, para novos interessados.
“Nosso papel é entregar para a comunidade aquilo que é necessário, daquilo que eles precisam e dizer que, cada vez mais, a Secretaria de Educação vai cumprir o seu trabalho”, assegurou Iraci Müller.
- Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!
- Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas Insta, Face e Site.