Educação

Jaraguá do Sul amplia Escola em Tempo Integral para alunos do 9º ano

O programa começará atendendo 141 alunos de sete escolas municipais, mas no decorrer do ano letivo será ampliado para todas as unidades da rede, totalizando 614 alunos

24 Jun 2024 - 19h42Por Janici Demetrio
Jaraguá do Sul amplia Escola em Tempo Integral para alunos do 9º ano - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

Uma novidade na área da Educação está agradando estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em Jaraguá do Sul: oficinas exclusivas pelo programa Escola em Tempo Integral. A iniciativa, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem como objetivo proporcionar também a estes alunos a experiência de aprendizado, por meio do ensino integral. As aulas vão começar nesta terça-feira (25).

Assim como para os alunos dos anos iniciais, as oficinas educativas ocorrerão no contraturno escolar de segunda a sexta-feira. Serão 3 horas diárias a mais na carga horária escolar, totalizando 15 horas semanais, com término de acordo com o calendário escolar.

“A ideia também é oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de explorar seus talentos, construir um futuro promissor por meio do conhecimento e tornar a escola um ambiente mais atrativo para todos”, destaca a secretária de Educação, Iraci Müller.

As oficinas incluem cinco áreas: Iniciação Profissional; Empreendedorismo e Projeto de Vida; Educação e Saúde; Tecnologia Básica e Intermediária; e Cultura Maker (módulo que abrange Ciências e Invenções; Comunicação e Mídias; e Matemática e Games). Por meio de aulas com abordagens práticas, dinâmicas e coletivas, os alunos serão incentivados a desenvolver diferentes habilidades e competências gerais.

As oficinas também aproximam os estudantes de temas que podem encontrar no mercado de trabalho, preparando-os para essa etapa. O programa começará atendendo 141 alunos de sete escolas municipais, mas no decorrer do ano letivo será ampliado para todas as unidades da rede, totalizando 614 alunos. As atividades ocorrem em uma instituição contratada pela Secretaria Municipal e os alunos recebem alimentação e transporte gratuito até o local, fornecidos pela Secretaria de Educação.

O prefeito Jair Franzner lembra que investir em educação é fundamental para o desenvolvimento pessoal do cidadão e para a construção de uma sociedade melhor.

“Temos que ter um olhar especial para a educação e, dentro de nossas competências, promover ações e investimentos que fortaleçam a qualidade do ensino e da aprendizagem”, pontua Franzner.

O Município tem, atualmente, 1.805 alunos do Pré ao 5° ano no programa Escola em Tempo Integral, nas EMEBs Adelino Francener, Ribeirão Molha e Luiz Gonzaga Ayroso.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
InstaFace e Site

Matérias Relacionadas

Educação

Saiba o que muda no ensino médio com novo texto aprovado no Congresso

Texto segue para sanção presidencial
Saiba o que muda no ensino médio com novo texto aprovado no Congresso
Educação

Governo do Estado abre período de matrículas para os cursos técnicos do CaTec

Esta primeira fase das matrículas será realizada exclusivamente online até as 17h do dia 10 de julho
Governo do Estado abre período de matrículas para os cursos técnicos do CaTec
Segurança

Professor de academia, com mandado de prisão ativo, é preso em Guaramirim

A prisão ocorreu no bairro Bananal do Sul, após a Polícia Militar receber denúncia
Professor de academia, com mandado de prisão ativo, é preso em Guaramirim
Educação

Solenidade marca o início da Escola em Tempo Integral para o nono ano

Autoridades prestigiaram, nesta tarde, o lançamento oficial do programa. As oficinas educativas começaram na terça-feira para 141 alunos de turmas do nono ano
Solenidade marca o início da Escola em Tempo Integral para o nono ano
Ver mais de Educação