dengue
Educação

Informação e prevenção são as palavras-chave do Programa Saúde na Escola

Em Jaraguá do Sul envolve 58 escolas e creches municipais, além das unidades de saúde, atingindo cerca de 21 mil alunos.

24 Abr 2019 - 14h00Por PMJS

Acontece nesta quarta-feira (24) no período da manhã e tarde no Cejas uma sensibilização dos profissionais envolvidos no Programa federal Saúde na Escola. O evento, coordenado pelo psicólogo Jeovane de Faria, explica como funciona o programa e também quer socializar as estratégias de ação para que o projeto atinja as crianças e adolescentes da rede municipal. Participam do evento cerca de 200 profissionais de escolas e postos de saúde.

O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Em Jaraguá do Sul envolve 58 escolas e creches municipais, além das unidades de saúde, atingindo cerca de 21 mil alunos.

A exceção da rede municipal de educação é para a Escola Elza Ferraz, da rede estadual, no bairro Santa Luzia. A enfermeira do posto de saúde de Santa Luzia, Daniela Boll, explica que não há escola municipal no bairro e que todas as ações de prevenção à saúde são feitas em conjunto com a escola, tendo os profissionais da Elza Ferraz como parceiros. “Quando demora um pouco para haver uma ação de saúde na escola, os professores já perguntam: ‘quando vocês (do posto) virão aqui de novo? Sabemos que quando uma ação é feita com as crianças na escola, essas crianças acabam sendo multiplicadores da informação em casa, o que é um efeito muito bom”, avalia.

Neste ano, por exemplo, a unidade de saúde e a escola se uniram para promover a Semana da Saúde Bucal. A dentista da unidade foi até as salas de aula, examinou as crianças, explicou sobre a importância da escovação. “Também tivemos teste de acuidade visual com nosso técnico de enfermagem. Educação e Saúde estão ligadas. Não podem viver separadas”, declara Daniela.

A diretora da Escola Albano Kanzler, Marcilene Campregher, também avalia como muito importante a união entre profissionais de saúde e de educação. Ela conta que, por serem munidos de informação, os adolescentes se sentem mais à vontade para falar de problemas que estão vivendo e que, às vezes, não têm coragem de falar em casa.

“Tivemos um caso de adolescente, por exemplo, que falou com a coordenação da escola sobre ter dor no órgão genital. A escola conversou com a profissional do posto de saúde, que conversou com a família e o problema foi resolvido com um tratamento adequado. Talvez, se não houvesse tanta informação na escola sobre o assunto, o problema se tornaria grande, por não ter abertura para falar sobre ele”, cita Marcilene.

A diretora acrescenta que aproximadamente 380 alunos da Escola Albano Kanzler estão na fase da adolescência e que o Programa Saúde na Escola vem somar com os temas tratados nas aulas de Biologia, sendo rico em detalhes e tirando muitas dúvidas dos alunos. 

Confira abaixo os eixos de ação do PSE em 2019 e 2020:

- Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação
-Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor. Verificação e atualização da situação vacinal
-Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
-Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
-Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas
-Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas
-Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos
-Prevenção das violências e dos acidentes
-Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
-Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Educação

Professores da rede estadual de SC entram em greve

Em Jaraguá do Sul, haverá um ato nesta terça-feira (23) em frente a Gerência de Educação às 15h.
Professores da rede estadual de SC entram em greve
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Política

Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá

Unidade escolar Professora Valdete Piazera aguarda, há dois anos, instalação de lousas digitais, retroprojetores e computadores
Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá
Educação

Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá

Os alunos da EMEB Machado de Assis foram os primeiros a receberem os kits completos. O objetivo da Secretaria de Educação é distribuir à todas as escolas do Município, até o fim deste mês
Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá
Ver mais de Educação