feirão de empregos
Educação

Informação e prevenção são as palavras-chave do Programa Saúde na Escola

Em Jaraguá do Sul envolve 58 escolas e creches municipais, além das unidades de saúde, atingindo cerca de 21 mil alunos.

24 Abr 2019 - 14h00Por PMJS

Acontece nesta quarta-feira (24) no período da manhã e tarde no Cejas uma sensibilização dos profissionais envolvidos no Programa federal Saúde na Escola. O evento, coordenado pelo psicólogo Jeovane de Faria, explica como funciona o programa e também quer socializar as estratégias de ação para que o projeto atinja as crianças e adolescentes da rede municipal. Participam do evento cerca de 200 profissionais de escolas e postos de saúde.

O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Em Jaraguá do Sul envolve 58 escolas e creches municipais, além das unidades de saúde, atingindo cerca de 21 mil alunos.

A exceção da rede municipal de educação é para a Escola Elza Ferraz, da rede estadual, no bairro Santa Luzia. A enfermeira do posto de saúde de Santa Luzia, Daniela Boll, explica que não há escola municipal no bairro e que todas as ações de prevenção à saúde são feitas em conjunto com a escola, tendo os profissionais da Elza Ferraz como parceiros. “Quando demora um pouco para haver uma ação de saúde na escola, os professores já perguntam: ‘quando vocês (do posto) virão aqui de novo? Sabemos que quando uma ação é feita com as crianças na escola, essas crianças acabam sendo multiplicadores da informação em casa, o que é um efeito muito bom”, avalia.

Neste ano, por exemplo, a unidade de saúde e a escola se uniram para promover a Semana da Saúde Bucal. A dentista da unidade foi até as salas de aula, examinou as crianças, explicou sobre a importância da escovação. “Também tivemos teste de acuidade visual com nosso técnico de enfermagem. Educação e Saúde estão ligadas. Não podem viver separadas”, declara Daniela.

A diretora da Escola Albano Kanzler, Marcilene Campregher, também avalia como muito importante a união entre profissionais de saúde e de educação. Ela conta que, por serem munidos de informação, os adolescentes se sentem mais à vontade para falar de problemas que estão vivendo e que, às vezes, não têm coragem de falar em casa.

“Tivemos um caso de adolescente, por exemplo, que falou com a coordenação da escola sobre ter dor no órgão genital. A escola conversou com a profissional do posto de saúde, que conversou com a família e o problema foi resolvido com um tratamento adequado. Talvez, se não houvesse tanta informação na escola sobre o assunto, o problema se tornaria grande, por não ter abertura para falar sobre ele”, cita Marcilene.

A diretora acrescenta que aproximadamente 380 alunos da Escola Albano Kanzler estão na fase da adolescência e que o Programa Saúde na Escola vem somar com os temas tratados nas aulas de Biologia, sendo rico em detalhes e tirando muitas dúvidas dos alunos. 

Confira abaixo os eixos de ação do PSE em 2019 e 2020:

- Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação
-Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor. Verificação e atualização da situação vacinal
-Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
-Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
-Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas
-Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas
-Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos
-Prevenção das violências e dos acidentes
-Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
-Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Educação

Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura

Medida faz parte de programa Mais Professores, de incentivo à docência
Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura
Educação

Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas

Medida vai entrar em vigor neste ano letivo
Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas
Educação

Educação Infantil de Jaraguá do Sul terá plantão em três polos a partir do dia 16

O plantão foi organizado com base em um levantamento feito pela Secretaria de Educação junto aos pais de alunos dos CMEIs
Educação Infantil de Jaraguá do Sul terá plantão em três polos a partir do dia 16
Educação

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação.
Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro
Ver mais de Educação