dengue 2
Educação

IFSC de Jaraguá abre 324 vagas em seis cursos técnicos gratuitos

Vagas são para as áreas Têxtil, Mecânica, Eletrotécnica, Desenvolvimento de Sistemas, Química e Modelagem do Vestuário

09 Jun 2021 - 10h16Por Janici Demetrio
IFSC de Jaraguá abre 324 vagas em seis cursos técnicos gratuitos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu processo seletivo para preencher 324 vagas em seis diferentes cursos técnicos oferecidos nas unidades que funcionam no Centro e no bairro Rau de Jaraguá do Sul. As vagas são para os cursos técnicos gratuitos em Mecânica, Eletrotécnica, Têxtil, Desenvolvimento de Sistemas, Química e Modelagem do Vestuário. A inscrição também é de graça e deve ser feita até 9 de julho no site do IFSC (ifsc.edu.br).

Tipos de curso

Dos seis cursos disponíveis, dois são cursos técnicos integrados ao ensino médio. São os cursos de Química (matutino) e de Modelagem do Vestuário (vespertino), em que o estudante faz tanto a formação técnica quanto as aulas do ensino médio no IFSC. Por isso esses cursos são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão do ensino fundamental até a data da matrícula no IFSC.

Já o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas (vespertino) é do tipo concomitante, ou seja, é voltado para quem está fazendo o ensino médio numa escola pública ou particular durante a manhã ou de noite e quer fazer a formação técnica no IFSC durante a tarde. Para se inscrever, o candidato precisa ter concluído, pelo menos, o primeiro ano do ensino médio.

Por fim, os cursos em Mecânica (matutino ou noturno), Eletrotécnica (vespertino ou noturno) e Têxtil (vespertino ou noturno) são voltados para quem já terminou o ensino médio e procura apenas a formação técnica. Os candidatos selecionados terão que comprovar a conclusão do ensino médio até a data da matrícula.

Processo seletivo, resultado e matrículas

A seleção destes cursos técnicos será por sorteio público, realizado às 15h de 12 de julho. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 13 de julho. As matrículas da primeira chamada ocorrerão de 14 e 19 de julho, com o envio pela internet da documentação prevista no edital disponível no site (ifsc.edu.br).

As aulas dos cursos técnicos em Mecânica, Eletrotécnica e Desenvolvimento de Sistemas estão marcadas para começar em 10 de setembro, conforme o calendário acadêmico do IFSC. As aulas dos cursos integrados ao ensino médio (Química e Modelagem do Vestuário) e do curso técnico Têxtil devem iniciar em 4 de outubro.

Em função da pandemia de Covid-19, os cursos serão ministrados com atividades não presenciais enquanto estiverem suspensas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC, dentro das normas da Política de Segurança Sanitária (PSS) e dos Planos de Contingência de cada unidade do IFSC.

Veja a lista dos cursos e vagas disponíveis em Jaraguá do Sul:

Câmpus Jaraguá do Sul-Centro
Técnico integrado em Química – 35 vagas (matutino)
Técnico integrado em Modelagem do Vestuário – 35 vagas (vespertino)
Técnico subsequente em Têxtil – 35 vagas (vespertino) e 35 vagas (noturno)

Câmpus Jaraguá do Sul-Rau
Técnico concomitante em Desenvolvimento de Sistemas – 40 vagas (vespertino)
Técnico subsequente em Mecânica – 32 vagas (matutino) e 32 vagas (noturno)
Técnico subsequente em Eletrotécnica – 40 vagas (vespertino) e 40 vagas (noturno)

Matérias Relacionadas

Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Política

Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá

Unidade escolar Professora Valdete Piazera aguarda, há dois anos, instalação de lousas digitais, retroprojetores e computadores
Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá
Educação

Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá

Os alunos da EMEB Machado de Assis foram os primeiros a receberem os kits completos. O objetivo da Secretaria de Educação é distribuir à todas as escolas do Município, até o fim deste mês
Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá
Educação

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

Dados do IBGE foram divulgados pela organização Todos pela Educação
Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches
Ver mais de Educação