IPTU – 11/03 até 31/03
Educação

Governo de SC inicia ações da operação Escola Mais Segura

O início das atividades letivas será no dia 10 de fevereiro, com recesso escolar entre 21 de julho e 1º de agosto e término em 15 de dezembro.

06 Fev 2025 - 16h49Por Janici Demetrio
Governo de SC inicia ações da operação Escola Mais Segura - Crédito: Arquivo / PMSC Crédito: Arquivo / PMSC

Com a volta às aulas marcada para 10 de fevereiro, o Governo do Estado deu início às ações da operação Escola Mais Segura, para garantir mais segurança nas instituições de ensino do estado. O programa, criado em 2023, reforça a presença de policiais militares em ambientes escolares, com objetivo de reduzir aspectos potencialmente causadores de perturbação da ordem pública no âmbito dos estabelecimentos de ensino.

A preocupação com a segurança da comunidade escolar é uma prioridade da atual gestão, consolidada pela estratégia preventiva da Rede de Segurança Escolar. O programa foca no atendimento próximo aos alunos, professores, funcionários de escolas e pais, com ações que incluem medidas de acompanhamento e prevenção executadas por todas as guarnições de serviço.

LEIA TAMBÉM: Guaramirim registra primeiro caso de dengue contraído no município em 2025

Neste ano, a Secretaria de Estado da Educação estabeleceu a data de início das atividades letivas para 10 de fevereiro, com recesso escolar entre 21 de julho e 1º de agosto e término em 15 de dezembro.

Em 2024, essas ações resultaram em 100.006 programações operacionais de policiamento preventivo nos horários de entrada e saída das escolas, esforços que são essenciais para a preservação da ordem pública nas unidades de ensino e para a eliminação de fatores de risco, impactando positivamente na percepção de segurança.

Com o início do período letivo de 2025 nas redes estadual e municipal de ensino, a Polícia Militar de Santa Catarina retoma o planejamento e a execução dessas ações preventivas, que vão cobrir os 204 dias letivos do ano, garantindo a proteção de milhares de alunos, profissionais da educação e suas famílias.

Além da presença ostensiva, o programa também promove a capacitação da comunidade escolar, com treinamentos baseados no protocolo Fugir, Esconder e Lutar (FEL), uma abordagem eficaz para emergências.

De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “a segurança da comunidade escolar é uma prioridade para o governador Jorginho Mello e para a Polícia Militar de Santa Catarina, e com o início de 2025, renovamos nosso compromisso em proteger alunos, professores, funcionários e suas famílias. Nossa estratégia se baseia não apenas na presença policial, mas na educação e conscientização, colaborando com a comunidade escolar para um ano letivo mais seguro e produtivo”.

Matérias Relacionadas

Educação

Programa Partiu IF oferece aulas gratuitas para reforço escolar de estudantes da rede pública

Cursinho preparatório tem a finalidade de oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas
Programa Partiu IF oferece aulas gratuitas para reforço escolar de estudantes da rede pública
Educação

Deputado Lunelli solicita reforma urgente da escola Professor Giardini Luiz Lenzi

Unidade atende cerca de mil alunos e precisa de melhorias
Deputado Lunelli solicita reforma urgente da escola Professor Giardini Luiz Lenzi
Educação

Solenidade marca entrega de reforma e restauro de escola no Rio da Luz, em Jaraguá do Sul

A unidade escolar tem mais de 120 anos, é tombada como Patrimônio Histórico e servirá de apoio pedagógico durante as viagens de estudos de alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular
Solenidade marca entrega de reforma e restauro de escola no Rio da Luz, em Jaraguá do Sul
Educação

Jaraguá 84 ganha CMEI totalmente reformado e ampliado

A entrega da obra, na manhã de segunda-feira (10), reuniu autoridades e comunidade escolar
Jaraguá 84 ganha CMEI totalmente reformado e ampliado
Ver mais de Educação