Camara guaramirim
Educação

Governo de SC abre investigação sobre fraudes no Universidade Gratuita

As investigações vão apurar denúncias de alunos que apresentaram informações falsas sobre a renda familiar per capita para acessar o benefício do programa

11 Jun 2025 - 11h03Por Janici Demetrio
Governo de SC abre investigação sobre fraudes no Universidade Gratuita - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina iniciou uma investigação sobre possíveis fraudes no Universidade Gratuita. Com mais de 40 mil alunos atendidos, o Universidade Gratuita é o maior programa estadual de acesso ao ensino superior do Brasil.

“Eu não vou deixar que meia dúzia tente manchar a imagem do Universidade Gratuita. São mais de 40 mil alunos que não teriam uma oportunidade se o Estado não bancasse as mensalidades”, disse o governador Jorginho Mello.

As investigações vão apurar denúncias de alunos que apresentaram informações falsas sobre a renda familiar per capita para acessar o benefício do programa. Também serão investigadas supostas consultorias criadas para facilitar o acesso ao Universidade Gratuita mediante pagamento.

A investigação será conduzida pela Delegacia de Defraudações, vinculada à Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), e será coordenada nos municípios onde houver indícios de irregularidades.

Com a instauração das investigações, o Governo de Santa Catarina reafirma seu compromisso com a correta aplicação dos recursos públicos e com a garantia de que o programa Universidade Gratuita continue sendo um pilar de inclusão e desenvolvimento para os catarinenses.

O Universidade Gratuita é um programa de assistência financeira do Governo do Estado destinado ao fomento da educação superior. Para acessar o benefício, o estudante deve comprovar que possui renda familiar per capita de até oito salários mínimos (para o curso de Medicina) ou quatro salários mínimos (para os outros cursos), entre outros critérios.

Secretaria da Educação reforça fiscalização
Além das investigações da Polícia Civil, a Secretaria de Estado da Educação (SED) reforçou a fiscalização dos dados relacionados ao programa Universidade Gratuita, e também ao Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (FUMDESC).

Uma parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE) foi criada para identificar pontos de atenção a partir do cruzamento de informações entre sistemas. Além disso, a SED está formalizando um pedido para que seja disponibilizado o resultado detalhado da análise realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) sobre os programas.

A partir do resultado detalhado das análises — estudante por estudante, instituição por instituição —, a SED acionará as comissões de seleção e fiscalização dos programas em cada uma das Instituições Universitárias participantes. Essas comissões responsáveis pela análise e acompanhamento dos beneficiários terão a missão de realizar as devidas apurações. Checar, caso a caso, a procedência dos dados e, sempre que for necessário, adotar as medidas cabíveis.

Quando houver qualquer confirmação de irregularidade, a Secretaria irá aplicar com todo rigor o disposto no artigo 18 da Lei Complementar nº 831 de 2023, que prevê além da imediata suspensão do benefício, a obrigação de ressarcimento dos valores eventualmente recebidos de forma indevida. Até o momento, os achados apresentados representam indícios.

Matérias Relacionadas

Educação

Secretaria de Educação de Guaramirim inicia processo de elaboração dos uniformes escolares

O processo contará com a assessoria técnica do SENAI, que ficará responsável por apresentar os modelos e acompanhar toda a produção das peças após o processo licitatório, garantindo a qualidade e o cumprimento dos critérios exigidos.
Secretaria de Educação de Guaramirim inicia processo de elaboração dos uniformes escolares
Educação

Comandante da PM fala sobre instalação de portas giratórias nas escolas de Jaraguá do Sul

Assunto foi levantado depois do MPSC se manifestar sobre lei municipal e após ataque no RS
Comandante da PM fala sobre instalação de portas giratórias nas escolas de Jaraguá do Sul
Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai recorrer de decisão sobre exigência de portas giratórias em escola

Lei criada em 2024 pela Câmara de Vereadores determina que escolas e CMEIs deverão implementar portas giratórias com detector de metais
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai recorrer de decisão sobre exigência de portas giratórias em escola
Educação

Estudantes vivenciam imersão no Sistema Solar em projeto de Astronomia em Jaraguá do Sul

O projeto teve como principal objetivo aproximar ciência e cotidiano, despertando a curiosidade científica dos alunos por meio da Astronomia
Estudantes vivenciam imersão no Sistema Solar em projeto de Astronomia em Jaraguá do Sul
Ver mais de Educação