Educação

CEDUP de Guaramirim deve iniciar atividades em 2021, aponta gerente regional de educação

Neste primeiro momento, os alunos terão uma matriz curricular flexível. Ou seja, cinco aulas diárias e dois dias com aulas no período integral.

24 Nov 2020 - 18h22Por Janici Demetrio

Inaugurado no dia 9 de novembro pela governadora interina Daniela Reinerh, o Centro de Educação Profissional (CEDUP) Perfeito Manoel de Aguiar, em Guaramirim, foi o tema da última reunião plenária da ACIAG, realizada nesta segunda-feira (23/11).

O convidado foi o gerente de educação regional, Fernando Alflen, que apresentou aos associados o novo modelo de ensino médio e os planos de trabalho para o CEDUP. A expectativa é de que as atividades na unidade sejam iniciadas em 2021 com uma didática voltada ao mercado de trabalho. “O novo ensino médio, como é chamado aborda as disciplinas tradicionais, mas também traz conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais, como o projeto de vida que é dividido em três pilares: pessoal, cidadão e profissional”, explica Alflen. 

Neste primeiro momento, os alunos terão uma matriz curricular flexível. Ou seja, cinco aulas diárias e dois dias com aulas no período integral. Já em relação aos cursos técnicos gratuitos, a expectativa é ir ao encontro da demanda gerada pelas empresas da região, visando as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho e aptidão dos alunos. Para isso, o CEDUP terá a parceria de empresas da região e também da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG), que acompanha o projeto desde 2009 e defende a qualificação de jovens e o ensino profissionalizante gratuito.

A construção da unidade teve investimento de R$ 10,1 milhões e marca o primeiro centro de educação da rede estadual com curso profissionalizante para alunos de ensino médio e população em geral. A infraestrutura do CEDUP, localizado no KM 53 da Rodovia BR-280, conta com 12 salas de aulas, bloco administrativo, auditório, ginásio de esportes, biblioteca e refeitório. A estrutura conta também com sete laboratórios equipados, sendo dois específicos para a área técnica, com capacidade para atender até 1,5 mil alunos.

Matérias Relacionadas

Geral

Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha

Em números absolutos, são 9,6 milhões de pessoas nessa situação
Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha
Política

Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul

Solicitação seria para o bairro Nereu Ramos
Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul
Educação

IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque

A formação é destinada ao público feminino a partir de 16 anos, e com o Ensino Fundamental I completo
IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque
Educação

Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta

A previsão é de que a concessão dos benefícios aconteça entre os dias 10 e 22 de abril. Os contemplados irão receber os valores pagos neste primeiro semestre de 2024 em retroativo
Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta
Ver mais de Educação