GNet
Caraguá
Educação

CEDUP de Guaramirim deve iniciar atividades em 2021, aponta gerente regional de educação

Neste primeiro momento, os alunos terão uma matriz curricular flexível. Ou seja, cinco aulas diárias e dois dias com aulas no período integral.

24 Nov 2020 - 18h22Por Janici Demetrio
CEDUP de Guaramirim deve iniciar atividades em 2021, aponta gerente regional de educação - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Inaugurado no dia 9 de novembro pela governadora interina Daniela Reinerh, o Centro de Educação Profissional (CEDUP) Perfeito Manoel de Aguiar, em Guaramirim, foi o tema da última reunião plenária da ACIAG, realizada nesta segunda-feira (23/11).

O convidado foi o gerente de educação regional, Fernando Alflen, que apresentou aos associados o novo modelo de ensino médio e os planos de trabalho para o CEDUP. A expectativa é de que as atividades na unidade sejam iniciadas em 2021 com uma didática voltada ao mercado de trabalho. “O novo ensino médio, como é chamado aborda as disciplinas tradicionais, mas também traz conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais, como o projeto de vida que é dividido em três pilares: pessoal, cidadão e profissional”, explica Alflen. 

Neste primeiro momento, os alunos terão uma matriz curricular flexível. Ou seja, cinco aulas diárias e dois dias com aulas no período integral. Já em relação aos cursos técnicos gratuitos, a expectativa é ir ao encontro da demanda gerada pelas empresas da região, visando as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho e aptidão dos alunos. Para isso, o CEDUP terá a parceria de empresas da região e também da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG), que acompanha o projeto desde 2009 e defende a qualificação de jovens e o ensino profissionalizante gratuito.

A construção da unidade teve investimento de R$ 10,1 milhões e marca o primeiro centro de educação da rede estadual com curso profissionalizante para alunos de ensino médio e população em geral. A infraestrutura do CEDUP, localizado no KM 53 da Rodovia BR-280, conta com 12 salas de aulas, bloco administrativo, auditório, ginásio de esportes, biblioteca e refeitório. A estrutura conta também com sete laboratórios equipados, sendo dois específicos para a área técnica, com capacidade para atender até 1,5 mil alunos.

GNet

Matérias Relacionadas

Educação

Decreto autoriza aulas 100% presenciais para todos os estudantes em SC

A mudança será possível com o fim da exigência de distanciamento mínimo entre os alunos nas salas de aula.
Decreto autoriza aulas 100% presenciais para todos os estudantes em SC
Educação

Governo detalha calendário escolar de 2022 da rede estadual de SC

O início das aulas está marcado para o dia 7 de fevereiro
Governo detalha calendário escolar de 2022 da rede estadual de SC
Educação

Sancionado projeto de lei que garante absorventes higiênicos a estudantes de SC

A distribuição começa já no próximo ano letivo da rede estadual.
Sancionado projeto de lei que garante absorventes higiênicos a estudantes de SC
Educação

SC tem terceira maior escolarização no ensino superior do país, mostra Observatório FIESC

O ritmo de crescimento de pessoas escolarizadas nesta faixa etária também é superior ao brasileiro
Ver mais de Educação