105 Ouça
Valeio Gorges
Educação

CEDUP de Guaramirim deve iniciar atividades em 2021, aponta gerente regional de educação

Neste primeiro momento, os alunos terão uma matriz curricular flexível. Ou seja, cinco aulas diárias e dois dias com aulas no período integral.

24 Nov 2020 - 18h22Por Janici Demetrio

Inaugurado no dia 9 de novembro pela governadora interina Daniela Reinerh, o Centro de Educação Profissional (CEDUP) Perfeito Manoel de Aguiar, em Guaramirim, foi o tema da última reunião plenária da ACIAG, realizada nesta segunda-feira (23/11).

Valério Gorges, 40 anos de Rádio Jaraguá

O convidado foi o gerente de educação regional, Fernando Alflen, que apresentou aos associados o novo modelo de ensino médio e os planos de trabalho para o CEDUP. A expectativa é de que as atividades na unidade sejam iniciadas em 2021 com uma didática voltada ao mercado de trabalho. “O novo ensino médio, como é chamado aborda as disciplinas tradicionais, mas também traz conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais, como o projeto de vida que é dividido em três pilares: pessoal, cidadão e profissional”, explica Alflen. 

Neste primeiro momento, os alunos terão uma matriz curricular flexível. Ou seja, cinco aulas diárias e dois dias com aulas no período integral. Já em relação aos cursos técnicos gratuitos, a expectativa é ir ao encontro da demanda gerada pelas empresas da região, visando as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho e aptidão dos alunos. Para isso, o CEDUP terá a parceria de empresas da região e também da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG), que acompanha o projeto desde 2009 e defende a qualificação de jovens e o ensino profissionalizante gratuito.

A construção da unidade teve investimento de R$ 10,1 milhões e marca o primeiro centro de educação da rede estadual com curso profissionalizante para alunos de ensino médio e população em geral. A infraestrutura do CEDUP, localizado no KM 53 da Rodovia BR-280, conta com 12 salas de aulas, bloco administrativo, auditório, ginásio de esportes, biblioteca e refeitório. A estrutura conta também com sete laboratórios equipados, sendo dois específicos para a área técnica, com capacidade para atender até 1,5 mil alunos.

Valeio Gorges

Matérias Relacionadas

Geral

Desfile Cívico de 7 de setembro de Jaraguá será na Via Verde este ano

O trecho compreende a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Samae até a ponte do Centenário, na rua Benildo Zamin, Ilha da Figueira
Desfile Cívico de 7 de setembro de Jaraguá será na Via Verde este ano
Educação

Alunos do curso de robótica fazem mostra de trabalhos para pais

A demonstração foi feita pelos estudantes da primeira turma viabilizada pelo termo de colaboração entre Novale Hub e Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Alunos do curso de robótica fazem mostra de trabalhos para pais
Política

Vereadores aprovam moção solicitando Colégio Militar em Jaraguá

Pedido foi apresentado pelo vereador Luís Fernando Almeida
Vereadores aprovam moção solicitando Colégio Militar em Jaraguá
Educação

Guaramirim: CEI Mamãe Gansa e Seus Filhotes tem ampliação inaugurada

Unidade é a primeira do município com sinalização para deficientes visuais
Guaramirim: CEI Mamãe Gansa e Seus Filhotes tem ampliação inaugurada
Ver mais de Educação