Educação

Gerente Regional da Educação explica sobre aulas online na rede estadual de ensino

O principal objetivo do parecer é orientar Estados, municípios e escolas sobre medidas adotadas durante a pandemia e formas de reorganizar o calendário escolar

30 Abr 2020 - 14h52Por Janici Demetrio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta semana as diretrizes para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior sobre as ações tomadas durante a pandemia do novo coronavírus.  O principal objetivo do parecer é orientar Estados, municípios e escolas sobre medidas adotadas durante a pandemia e formas de reorganizar o calendário escolar. Em plenário virtual, os 21 conselheiros aprovaram por unanimidade o documento, elaborado em conjunto com o Ministério da Educação (MEC).  

O CNE sugere que Estados e municípios busquem alternativas para minimizar a necessidade de reposição presencial de dias letivos, garantindo atividades aos estudantes durante a pandemia.  Para repor a carga horária ao fim da crise do coronavírus, o CNE propõe o uso de períodos não previstos como recesso escolar do meio do ano, de sábados, e a reprogramação de períodos de férias.  A ampliação da jornada escolar diária com mais horas em um turno ou utilização do contraturno para atividades escolares também são alternativas consideradas, segundo o documento do CNE.  

Em uma das definições mais importantes, o Conselho autorizou os sistemas de ensino a computar atividades não presenciais feitas durante a pandemia para o cumprimento de carga horária. A definição deve ser feita por cada sistema educacional. Entre as atividades não presenciais listadas pelo documento do CNE estão meios digitais, videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio e material didático impresso e entregue aos pais ou responsáveis, práticas já adotadas pela rede estadual de ensino de Santa Catarina e também por escolas municipais catarinenses. 

Nesta semana, o gerente da Coordenadoria Regional de Educação, Fernando Alflen, participou de um encontro virtual com parlamentares que integram a Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu. Na ocasião ele explicou sobre participaram nesta semana de um encontro virtual com o gerente da Coordenadoria Regional de Educação, Fernando Alflen. Na oportunidade ele comentou sobre os trabalhos realizados pela Secretaria de Estado da Educação na região. 

Rádio Jaraguá · FERNANDO ALFLEN

Questionado sobre a possibilidade de cancelamento das aulas neste período de quarentena, Alflen explica.  

Rádio Jaraguá · FERNANDO ALFLEN 2

Conforme decreto do Governo do Estado, as aulas na rede pública e privada de Santa Catarina estão suspensas pelo menos até o dia 31 de maio.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha

Em números absolutos, são 9,6 milhões de pessoas nessa situação
Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha
Política

Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul

Solicitação seria para o bairro Nereu Ramos
Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul
Educação

IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque

A formação é destinada ao público feminino a partir de 16 anos, e com o Ensino Fundamental I completo
IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque
Educação

Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta

A previsão é de que a concessão dos benefícios aconteça entre os dias 10 e 22 de abril. Os contemplados irão receber os valores pagos neste primeiro semestre de 2024 em retroativo
Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta
Ver mais de Educação