transito
Educação

Escola de Guaramirim é destaque no Desafio Inova Escola

Pensar consciente e agir diferente são algumas das propostas que objetivam na transformação e construção de um ser humano, capaz de olhar em sua volta, e buscar uma solução criativa para os problemas do cotidiano

19 Nov 2019 - 06h00Por Da Redação

Pensar consciente e agir diferente são algumas das propostas que objetivam na transformação e construção de um ser humano, capaz de olhar em sua volta, e buscar uma solução criativa para os problemas do cotidiano.

E esse foi o propósito da participação dos professores Escola Municipal de Ensino Fundamental e Pré-Escola Urbano Teixeira da Fonseca no Desafio Inova Escola, que é um programa desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo e da Fundação ‘la Caixa’.

Esta iniciativa favoreceu a consolidação de uma cultura de inovação na escola apoiando o desenvolvimento integral dos estudantes e colocou a Escola Urbano Teixeira da Fonseca entre os cinco planos de inovação mais votados pelo público e destaque na região Sul do Brasil, na categoria Votação Popular, com 9.925 votos. 

A diretora da Urbano Teixeira da Fonseca, Márcia Sadzinski Maida, ressaltou que “esta premiação representa mudança, transformação e a busca de uma nova educação, a força da mobilização da comunidade escolar com quase 10 mil votos. E ser um grande destaque nacional como escola inovadora”.

Também está entre os 25 melhores planos de inovação do Brasil. A premiação ocorreu no dia 13 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, no momento a escola foi representada pela professora Simoni da Silva e pela coordenadora Janaina da Silva Corrêa.

O desafio começou com a participação dos educadores em uma trilha formativa online composta por cinco módulos: formação de equipes, inscrição no desafio, trilha formativa, avaliação e premiação do desafio.

As educadoras da E.M.E.F Urbano Teixeira da Fonseca Rúbia Schmitt, Claudia Mara Lemke Heinzen, Flavia Regina Lemke Truppel, Janaina da Silva Corrêa, Marcia Sadzinski Maida, Marizete Machado, Roselia Alves Lisboa Madalena Gonzaga e Simoni da Silva construiram um Plano de Inovação que foi submetido à avaliação e reconhecimentos dos destaques regionais e nacionais. O plano idealizado pelos educadores propôs estratégias para garantir a discussão sobre o desperdício de materiais e a falta de conscientização da comunidade escolar.  “As ações tiveram como meta desenvolver a autonomia e a conscientização durante as refeições, além de enfatizar assuntos como a separação, reutilização e reciclagem dos resíduos”, detalhou a diretora. 

Os cinco Destaques Nacionais foram selecionados por uma comissão avaliadora e receberam prêmios que incluem assessoria técnica e apoio financeiro no valor de R$10 mil para colocar em prática o Plano de Inovação desenvolvido ao longo do Desafio.

A Secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, comemora o resultado do desafio. “A conquista da Escola Urbano Teixeira da Fonseca mostra que de maneira responsável se pode fazer a diferença na comunidade escolar em que se vive. Afetar os alunos de forma positiva é a ferramenta fundamental  para que se crie um grupo escolar comprometido”. 

Todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, estiveram representados, totalizando 763 municípios. Das 335 equipes que chegaram ao final da trilha e enviaram os planos de inovação, 25 foram escolhidas como Destaques Regionais.

A Escola Urbano Teixeira da Fonseca também foi colocada no mapa nacional reconhecido pelo MEC como uma das escolas inovadoras do Brasil, abrindo portas para a Guaramirim se destacar se destacar na educação do Brasil. 

Para Márcia, “estar os melhores do país coloca a cidade das Guirlandas no mapa nacional das escolas inovadores reconhecido pelo MEC. E também é um estímulo para os professores se inscrever em outros projetos e que é possível”.

O Desafio Inova Escola entende que a inovação educativa é um caminho para a criação de novas respostas para os desafios de qualidade e equidade da educação, bem como a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida conforme o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“O envolvimento e o entusiasmo de todos é o que gerou esse resultado. Guaramirim ser reconhecida pelo MEC, entrando no cenário nacional como uma das 25 escolas  inovadoras, nos enche de orgulho. Mais uma vez, parabéns a todos os funcionários pais e alunos da Escola Urbano Teixeira da Fonseca”, finalizou a Secretária.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Política

Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá

Unidade escolar Professora Valdete Piazera aguarda, há dois anos, instalação de lousas digitais, retroprojetores e computadores
Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá
Educação

Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá

Os alunos da EMEB Machado de Assis foram os primeiros a receberem os kits completos. O objetivo da Secretaria de Educação é distribuir à todas as escolas do Município, até o fim deste mês
Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá
Educação

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

Dados do IBGE foram divulgados pela organização Todos pela Educação
Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches
Ver mais de Educação