quinta, 20 de junho de 2019 - 18h30
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Educação

Educação promove oficina do projeto Segredos

A Secretaria da Educação de Guaramirim realizou na manhã de sexta-feira (07), na Câmara de Vereadores, a oficina de capacitação do projeto Segredos

07 Jun 2019 - 17h40Por Da Redação
Educação promove oficina do projeto Segredos - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Guaramirim Crédito: Divulgação / Prefeitura de Guaramirim

A Secretaria da Educação de Guaramirim realizou na manhã de sexta-feira (07), na Câmara de Vereadores, a oficina de capacitação do projeto Segredos. O encontro reuniu os professores do ensino fundamental da rede municipal, diretoras de Centro de Educação Infantil, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, representantes da empresa WEG, assistentes sociais e o Secretário de Desenvolvimento Social de Blumenau, Oscar Casico Grotmann, para apresentar a forma como será trabalhado o projeto em sala de aula e entregar a literatura e o guia do professor que será utilizado nas unidades escolares para pesquisa e esclarecimento de dúvidas.

 O projeto Segredos é uma parceria da Secretaria de Educação com o Instituto Evoluir e objetiva oferecer a professores, crianças e adolescentes acesso a conteúdo desenvolvido de forma lúdica e que promovam o diálogo, reflexão e mudança de comportamento para evitar situações de risco e vulnerabilidade.

Marja Prusse Rebelato, Secretária de Educação de Guaramirim ressalta que este projeto é muito importante e coloca a cidade como referência na proteção de crianças e adolescentes em situação vulnerável a todo tipo de violência.

Durante a oficina foram apresentados a ferramenta online para o professores possam interagir com a DOA E DEA e os livros infantis desenvolvidos pela escritora Cristina Marques, que tratam numa linguagem infantil e delicada o tema violência. São sete livros. Cada edição traz um tema diferente com os títulos Amor, Ser Criança, Pode ou não pode, Era uma vez.com, Você é mais forte e Tire a mão daí, além de um guia dos professores que mostra as informações legais para saber como agir em situações de denúncias de violência contra a criança.

Na oportunidade também foram apresentadas a Advogada Tarcila Martins Bandeira e a psicóloga Daiana Delana Agostinho, que serão a Defensora Amiga (DEA) e a Doutora Amiga (DOA) com o papel fundamental na orientação dos Direitos de Crianças e Adolescentes estabelecidas pelo Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA) e no apoio aos professores durante a execução do projeto Segredos.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!