dengue 2
Educação

Educação de Jovens e Adultos conclui mais uma turma e eleva a escolaridade no Vale do Itapocu

Em Jaraguá do Sul, receberam certificados 320 alunos, dos quais 107 são concluintes em qualificação profissional.

19 Dez 2018 - 11h15

A Federação das Indústrias, por meio do SESI e SENAI, realizou no dia 17 solenidade de formatura de novas turmas do programa Educação de Jovens e Adultos, elevando o índice de escolaridade no Vale do Itapocu.

O evento foi realizado no Centro Cultural da SCAR e reuniu alunos, familiares, representantes de indústrias parceiras do programa, e outras lideranças. A solenidade em Jaraguá do Sul se somou a outras que ocorreram em outras regiões do Estado, totalizando a entrega de certificados a 3.800 alunos que passaram pela instituição este ano nas modalidades de ensino fundamental e médio, além dos cursos de qualificação profissional oferecido pelo SENAI.

Em Jaraguá do Sul, receberam certificados 320 alunos, dos quais 107 são concluintes em qualificação profissional. Jefferson Galdino, gerente executivo na região do Vale do Itapocu, falando em nome do SESI e SENAI, lembrou que esta é a maior turma de formandos desde que o programa foi instituído, há pouco mais de 10 anos.

Ressaltou a importância do apoio de empresas e especialmente de chefias e lideranças das indústrias, oportunizando a trabalhadores a chance de concluírem seus estudos nas fases iniciais e de buscarem melhor qualificação no mercado com os cursos profissionalizantes. “São mais de duas mil pessoas que concluíram estas etapas em suas formações, o que só foi possível porque contaram além do seu empenho pessoal com a motivação das suas lideranças”, destaca.

Da turma de formandos, além dos concluintes do ensino fundamental e médio, receberam os certificados alunos nos cursos de assistente de controle de qualidade e de desenho mecânico. Conforme Jefferson Galdino, o desempenho da turma superou as expectativas, com taxa de evasão inferior a 3%. “É um resultado muito bom, considerando que a média geral, entre programas de educação de jovens e adultos mantidos tanto pela iniciativa privada como pelo poder público chega a 70%. É preciso muita motivação e comprometimento, que eles demonstram com este índice de participação”, valorizou.

O vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itapocu também reconheceu o envolvimento das indústrias na região para que o EJA alcance seus objetivos. O programa é apoiado em 3 eixos principais: desenvolvimento de atitudes que contribuam para a melhor qualidade de vida das pessoas; promoção da valorização profissional do aluno, sua inserção no mercado de trabalho e o exercício da cidadania; e o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo, o senso de sustentabilidade e noções de responsabilidade social.

O empresário lembrou que a melhoria dos indicadores faz parte do esforço do Movimento Santa Catarina pela Educação, que integra a FIESC e outras entidades do setor produtivo. “Estes trabalhadores alcançaram este propósito, de buscarem uma melhor perspectiva para suas vidas e ir ao encontro do que este novo mundo do trabalho exige, que é o aperfeiçoamento constante e com transformações muito rápidas que exige cada vez mais de todos nós”, reitera Bayer.

Despedida e recomeço. É como define a aluna Josiane Moreira Barbosa, que falou em nome dos formandos. Ela destacou o apoio dos familiares e dos amigos para que todos atingissem a meta. “Nós sabemos que não foi fácil, mas estávamos decididos a seguir em frente porque este era o objetivo. Apesar das dificuldades, podemos dizer que valeu à pena”, completou Josiane.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Educação