dengue
Educação

Educação de Jaraguá reforça a alfabetização entre 3ºs e 5ºs anos

O projeto, que ocorre no contraturno escolar, conta com nove pedagogos envolvidos que atendem cerca de 300 crianças de 29 escolas

08 Jun 2021 - 16h29Por Janici Demetrio
Educação de Jaraguá reforça a alfabetização entre 3ºs e 5ºs anos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

De acordo com o Ministério da Educação, a alfabetização das crianças deve ocorrer até o 2º ano do ensino fundamental. Isso seria o ideal. Mas não é o que acontece com todos os alunos. Alguns têm mais dificuldade, outros vêm de outros municípios onde o ensino não acompanha o ritmo de Jaraguá do Sul. Então, para garantir que todas as crianças consolidem o processo de alfabetização e letramento dentro da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação está promovendo o Projeto  Reforço – Alfabetização e Letramento, que deve ocorrer de junho a novembro deste ano.

O projeto é voltado aos alunos não alfabetizados das turmas de 3º ao 5º ano, no contraturno escolar. Tem nove pedagogos envolvidos que atendem cerca de 300 crianças de 29 escolas. Alunos de educação especial não participam do programa, por já terem atendimento especializado no contraturno.

A secretária de Educação Ivana Dias explica que alunos ainda não alfabetizados no 5º ano têm mais dificuldade de fazer a transição entre os anos iniciais (até o 5º ano) e os anos finais (a partir do 6º ano) do ensino fundamental, o que deve ser promovido de forma gradativa e sem rupturas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

“Com esse projeto queremos assegurar mais condições de sucesso aos alunos com dificuldades na alfabetização e letramento. Os pedagogos realizam sondagem com os alunos para saber quais as atividades mais apropriadas para cada dificuldade apresentada. Provando por meio de avaliação que a alfabetização e letramento foram alcançados com sucesso, o aluno é dispensado das aulas de reforço e a vaga é aberta para outra criança, se necessário”, detalha Ivana.

A secretária ainda ressalta que a pandemia trouxe reflexos negativos nos processos de ensino e aprendizagem e que a educação não pode ficar inerte a isso.

"Dessa necessidade nasceu este projeto. Bem como reforços em contraturno nas áreas do conhecimento de Matemática, Ciências e Língua Portuguesa. Esses últimos devem iniciar em agosto", adianta Ivana.

Matérias Relacionadas

Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Política

Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá

Unidade escolar Professora Valdete Piazera aguarda, há dois anos, instalação de lousas digitais, retroprojetores e computadores
Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá
Educação

Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá

Os alunos da EMEB Machado de Assis foram os primeiros a receberem os kits completos. O objetivo da Secretaria de Educação é distribuir à todas as escolas do Município, até o fim deste mês
Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá
Educação

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

Dados do IBGE foram divulgados pela organização Todos pela Educação
Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches
Ver mais de Educação