Educação

Educação de Jaraguá divulga orientações sobre volta às aulas

Em videoconferência, com os 1,7 mil funcionários, foi detalhado a volta às aulas e como isso se dará em meio à pandemia do coronavírus

03 Fev 2021 - 16h39Por Janici Demetrio
Educação de Jaraguá divulga orientações sobre volta às aulas - Crédito: Divulgação PMJS Crédito: Divulgação PMJS

A Secretaria de Educação realizou na tarde desta quarta-feira (3), por videoconferência, uma reunião com os 1,7 mil funcionários da educação municipal. O acompanhamento se deu nos estabelecimentos de ensino do município, com auxílio de telões e data show. A pauta foi a volta às aulas e como isso se dará em meio à pandemia do coronavírus. A Secretaria de Educação conta com 30 escolas e 31 centros municipais de educação infantil e cerca de 21 mil alunos, da educação infantil ao 9º ano. Acompanhe abaixo alguns temas tratados na reunião e também algumas respostas a dúvidas dos pais. As respostas servem para alunos da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul.

-Matrículas em 2021
Escolas: Alunos novos - deve ser feita na escola mais próxima da residência. Lá a direção da escola irá relacionar os documentos necessários. A Secretaria de Educação orienta que compareça no estabelecimento SOMENTE UM ADULTO, sem acompanhante (normas sanitárias).
Creches: Os dias específicos para cadastramento nas turmas de berçário e maternal terminam nesta quinta-feira, dia 4. Após esse período, os pais podem cadastrar a criança no centro municipal de educação infantil mais próximo.

-Como serão as aulas nas escolas nesse início de ano letivo?
Serão híbridas, para seguir com todos os protocolos de saúde. Uma parte da turma terá aula presencial em uma semana (turma 1), enquanto a outra parte fica em casa para o ensino digital (turma 2). Na próxima semana, a turma 2 vai à escola para aula presencial e a turma 1 fica em casa para aula digital. E assim, sucessivamente. Até que as salas possam ser ocupadas com 100% da capacidade.
Cuidados sanitários: os pais não poderão entrar na escola com o aluno. O aluno será deixado na porta do estabelecimento. Logo na entrada será aferida a temperatura da criança e disponibilizado álcool em gel. A criança terá que estar de máscara. Todas as regras sanitárias, como distanciamento e higienização constante dos ambientes, serão cumpridas à risca. O momento da merenda escolar também cumprirá com o distanciamento, com lugares possíveis de sentar e outros proibidos, higienização das mesas e intervalos com horários diferentes entre as turmas.

-E como será o atendimento nas creches?
Berçário I (bebês de quatro meses a um ano) – essas crianças NÃO serão chamadas por enquanto. Mas as matrículas já feitas estão garantidas. A Secretaria aguarda a normalização da circunstância de pandemia para chamar os bebês de Berçário I.
Berçário II (bebês de um a dois anos) – começam o atendimento no dia 15 de fevereiro, segunda-feira. Haverá turno matutino, vespertino e integral.
Maternal I, maternal II e pré – Começam o atendimento no dia 8 de fevereiro, segunda-feira. Não haverá turno integral. Apenas matutino e vespertino, todos os dias. Assim, as salas dos centros municipais de educação infantil poderão cumprir com os percentuais de lotação exigidos. NÃO haverá ensino híbrido (presencial - digital) nas creches. 

-Sou obrigado a enviar meu filho para a aula presencial?
Enquanto houver restrição de ocupação das salas, os pais que não se sentirem à vontade em enviar o filho para a escola (ensino fundamental), podem optar exclusivamente pelo ensino virtual, informando isso de forma oficial à escola/ centro, por escrito. A opção por aula exclusivamente digital precisa ser avisada antecipadamente à escola por escrito, para a organização do estabelecimento. 
A secretária de Educação, Ivana Dias, antecipa que, quando as salas de aula voltarem a 100% de ocupação (se assim for orientado pelas autoridades sanitárias), a aula presencial voltará a ser obrigatória a todos.

-O que os alunos precisam levar para a escola?
Desde o primeiro dia de aula, é obrigatório o uso de máscara pelo aluno. Na mochila, deve levar uma segunda máscara limpa, em um saquinho, para trocar após o intervalo. Uma garrafa com água. Uma toalha pequena. Além do que foi solicitado por meio de orientação no mural da sala de aula digital, e-mail institucional do aluno (nome.sobrenome@alunos.edu.jaraguadosul.sc.gov.br) e grupo de WhatsApp padrão da escola. 

-Em caso de teste positivo para covid em alguém da família, o que fazer?
A orientação é a mesma dada a toda a população. Se o familiar que testou positivo mora na mesma residência que o aluno, todos da residência ficam em isolamento domiciliar por dez dias, conforme a orientação médica. Se for o aluno que testou positivo, o mesmo procedimento. É imprescindível procurar orientação médica (0800-643-8089) e avisar a escola imediatamente.

-Primeiro dia de aula nas escolas: quem começa com a aula presencial?
Nas escolas municipais de Jaraguá do Sul as aulas iniciam no dia 8 de fevereiro. Para visualizar a lista de alunos que terão aula presencial ou aula digital na primeira semana de aula, os pais deve acessar a sala de aula digital (Google Sala de Aula) com o e-mail institucional do aluno (nome.sobrenome@alunos.edu.jaraguadosul.sc.gov.br).

Atenção: Todos os pais/responsáveis receberão documento orientativo sobre a volta às aulas nesta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, logo após a videoconferência com os profissionais da educação. O documento ficará disponibilizado no mural da sala de aula digital (Google Sala de Aula), e-mail institucional do aluno (nome.sobrenome@alunos.edu.jaraguadosul.sc.gov.br) e grupo de WhatsApp padrão da escola. PARA EFETIVAR A VOLTA ÀS AULAS PARA OS ALUNOS, É IMPRESCINDÍVEL O ACESSO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS À SALA DE AULA DIGITAL (GOOGLE SALA DE AULA) O QUANTO ANTES, POR MEIO DO EMAIL INSTITUCIONAL DO ALUNO (nome.sobrenome@alunos.edu.jaraguadosul.sc.gov.br).  

Matérias Relacionadas

Educação

 Educadores dos Centros de Educação Infantil de Guaramirim participam de formação

A formação foi conduzida pela psicóloga Charlene Feldmann Chiodini que proporcionou reflexões sobre o trabalho nos CEIs municipais
 Educadores dos Centros de Educação Infantil de Guaramirim participam de formação
Educação

Férias escolares começam hoje em Jaraguá. CMEIs mantêm atendimento

Aulas retornam no dia 2 de agosto. Turmas de berçário e maternal (educação infantil) terão atendimento normal no recesso
Férias escolares começam hoje em Jaraguá. CMEIs mantêm atendimento
Educação

Cerca de 500 crianças serão chamadas para vagas em creches municipais de Jaraguá

Berçário II contemplará crianças nascidas até 31 de março de 2020 e Maternal I, nascidas até 31 de março de 2019
Cerca de 500 crianças serão chamadas para vagas em creches municipais de Jaraguá
Geral

Governo licitará construção de um ginásio esportivo da escola Alvino Tribess

Deputado Vicente Caropreso foi informado que pedido de alvará de construção será feito ainda este mês
Governo licitará construção de um ginásio esportivo da escola Alvino Tribess
Ver mais de Educação