dengue
Educação

Diretor do IFSC de Jaraguá do Sul fala sobre corte no orçamento da instituição

Jaison de Maia pediu apoio dos vereadores para a manutenção dos recursos

22 Mai 2019 - 15h27Por CMJS

Atendendo pedido do vereador Arlindo Rincos (PSD), o Diretor do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Jaraguá do Sul –, Jaison Vieira da Maia, participou da sessão ordinária desta terça-feira (21), com o objetivo de explanar sobre os impactos do corte de até 30% no orçamento destinado às universidades públicas, anunciado recentemente pelo Ministério da Educação.

O Diretor ressaltou que nas duas unidades de Jaraguá do Sul (Centro e Rau), atualmente estão matriculados 2.200 estudantes. O Instituto oferece cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnicos Integrados, Concomitantes, Subsequentes e Cursos Superiores.

Quanto ao corte no custeio da Rede Pública de Educação Federal, Jaison afirmou que poderá chegar a 37,18%, levando em consideração o valor referente à assistência estudantil, que também faz parte do custeio e não foi alterado. Segundo ele os recursos são fundamentais para as instituições porque são usados para o pagamento de contas (energia, água, contratos terceirizados, entre outros), bolsas de estudantes, estágios, pesquisas, materiais de laboratórios, etc.

Para as unidades de Jaraguá do Sul o corte representará, de acordo com o diretor, R$ 1,3 milhão a menos para a educação profissional. No país todo, representa R$ 121 milhões. “Hoje, o que temos de orçamento, se não houver reversão no bloqueio, significa não chegar ao final do ano com condições mínimas para honrar as contas básicas”, disse ele, ressaltando ainda que a situação é crítica, colocando em risco as instituições de educação pública federal de todo o país. “Nosso partido é a educação”, ressaltou Jaison, pedindo apoio dos parlamentares através de uma Moção de Apoio aos IFSC. Segundo o presidente Marcelindo Carlos Gruner (PTB), os gabinetes serão consultados sobre este encaminhamento.  


 

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Taxa de analfabetismo de Jaraguá do Sul está entre as menores de SC

Segundo o IBGE, apenas 2.100 dos 182 mil jaraguaenses não sabem ler e escrever
Taxa de analfabetismo de Jaraguá do Sul está entre as menores de SC
Geral

Dezoito escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Até quarta-feira, 36 instituições da rede municipal vão reabrir
Dezoito escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda
Educação

Sábado tem Dia da Família na Escola em Jaraguá do Sul

Na primeira edição de 2024 escolas estarão arrecadando doações para o Rio Grande do Sul
Sábado tem Dia da Família na Escola em Jaraguá do Sul
Política

Em Brasília, Caropreso discute canabidiol e segunda língua estrangeira nas escolas

O parlamentar realizou reuniões com senadores e parlamentares para tratar de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que tratam do uso medicinal da cannabis e do ensino de segundo idioma estrangeiro nas escolas
Em Brasília, Caropreso discute canabidiol e segunda língua estrangeira nas escolas
Ver mais de Educação