Educação

Dia da Família na Escola traz dicas para o cultivo de hortas domésticas

O assunto será abordado em evento online e gratuito neste sábado, dia 17, a partir das 10 horas, no YouTube da Secretaria de Estado da Educação

15 Abr 2021 - 14h20Por Janici Demetrio
Dia da Família na Escola traz dicas para o cultivo de hortas domésticas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Com o objetivo de incentivar uma vida mais saudável, o Dia da Família na Escola (celebrado por meio de lei estadual sempre em abril) terá como tema este ano “Uma horta em cada canto”. O assunto será abordado em evento online e gratuito neste sábado, dia 17, a partir das 10 horas, no YouTube da Secretaria de Estado da Educação. 
 
O Dia da Família na Escola foi instituído por lei em 2016, atendendo pleito do Movimento Santa Catarina pela Educação, conduzido pelas Federações da indústria (FIESC), comércio e serviços (Fecomércio), transporte (Fetrancesc) e agricultura (FAESC), além da Secretaria de Estado da Educação e da Undime/SC.
 
O evento pode ser acompanhado acessando https://bit.ly/3smwm9a.
 
A pandemia declarada há mais de um ano mudou a forma de consumo da sociedade, que adotou novos hábitos, aumentando o isolamento para reduzir o contágio por conta do coronavírus. O encontro vai ensinar a construir uma horta doméstica, seja em casa ou em apartamento (vertical), os cuidados iniciais e rotineiros no cultivo de hortaliças e plantas medicinais, além de dicas de como produzir adubo orgânico para o controle de pragas e doenças.

A conversa será conduzida por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Secretaria do Estado da Educação. Também será possível conhecer a experiência da Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, de Fraiburgo, com hortas escolares.
 
A presença da família na vida escolar dos alunos deve ser constante no desenvolvimento de atividades cotidianas, no espaço para o diálogo e na busca de propostas e soluções para o bem-estar da vida escolar. 
 
Movimento em novo ciclo

Em seu novo ciclo, o Movimento SC pela Educação foca na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho, e está vinculado ao programa Travessia, que orienta a reinvenção da economia para transformar SC referência em desenvolvimento sustentável. Uma plataforma on-line oferece uma série de cursos gratuitos, cadastro de currículos e acesso às melhores vagas anunciadas pelo setor produtivo. A iniciativa tem parcerias educacionais do SEBRAE/SC, Instituto Ayrton Senna, Junior Achievement, Google, Sistema Ailos, SENAI/SC, SENAC/SC e Sest/Senat. 
 
Além de promover a capacitação gratuita de profissionais, o site acelera o acesso ao emprego, ampliando a renda do catarinense. Oferece ainda uma série de cursos gratuitos e 100% a distância, recomendados por instituições parceiras. Também é possível conferir as vagas disponíveis em todo o estado na indústria, comércio, serviços e turismo, transporte e logística e agricultura.

 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Educação

R$ 7,3 milhões são aprovados para reforma da Albano Kanzler

O serviço vai ser realizado por empresa de engenharia que será conhecida através de licitação
R$ 7,3 milhões são aprovados para reforma da Albano Kanzler
Educação

Escolas da rede estadual terão vigilantes em SC, anuncia Governo

Um processo licitatório estava em curso e previa a contratação de vigilância humana em 566 escolas de Santa Catarina
Escolas da rede estadual terão vigilantes em SC, anuncia Governo
Saúde

Governo sinaliza prioridade para vacinação de profissionais da Educação em SC

De acordo com o Censo Escolar (Inep), a estimativa é que 195 mil professores e demais profissionais das instituições de ensino Básico e Superior poderão ser imunizados.
Governo sinaliza prioridade para vacinação de profissionais da Educação em SC
Educação

CMEI em Três Rios do Sul terá sede própria

O objetivo, além de não pagar mais aluguel, é oferecer às crianças um prédio moderno e adequado a tudo o que exige um ambiente de educação infantil
CMEI em Três Rios do Sul terá sede própria
Ver mais de Educação