dengue 2
Educação

Crianças terão aula de educação financeira

A Educação Financeira para crianças será implantada primeiramente nas três escolas integrais de Jaraguá do Sul, atingindo cerca de 500 alunos, do 1º ao 5º ano.

17 Abr 2019 - 08h40Por PMJS

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul lançou nesta terça-feira (16), às 13h30, no hall de entrada da secretaria, o Projeto de Educação Financeira para crianças. O lançamento contou com a presença do vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Udo Wagner, do secretário de Educação, Rogério Jung, da coordenadora do projeto e coautora do material didático, Iraci Müller.

Também estiveram presentes representantes da Viacredi, parceira do projeto, e diretores e alunos das escolas-piloto do projeto, as escolas de período integral Luiz Gonzaga Ayroso (Jaraguá 84), Ribeirão Molha (Rio Molha) e Adelino Francener (Boa Vista).

A Educação Financeira para crianças será implantada primeiramente nas três escolas integrais de Jaraguá do Sul, atingindo cerca de 500 alunos, do 1º ao 5º ano. A impressão dos livros, de autoria do renomado educador matemático Luiz Roberto Dante e da professora de economia e matemática de Jaraguá do Sul Iraci Müller, foi paga pela empresa Viacredi, por meio de parceria, sendo que o poder público não terá despesas com o projeto. Os materiais são divididos em cinco volumes. Cada um para um ano diferente. Os livros poderão ser reutilizados por mais dois anos. A ideia é que o projeto se estenda no ano que vem a todos os alunos de 1º ao 5º ano das escolas municipais de Jaraguá.

Iraci explica que o assunto será ministrado semanalmente, durante duas horas-aula, por meio de cinco professores da rede que passarão por treinamento. Os alunos aprenderão, durante a oficina educativa de alfabetização matemática, sobre a importância da organização financeira para saber o que e quando comprar, a diferença entre querer e necessitar, como poupar, entre outros assuntos. Todos adaptados à realidade das crianças de 1º ao 5º ano. “Queremos, com a educação financeira para crianças, contribuir para a autonomia financeira desses alunos quando forem jovens e adultos, evitando as dívidas. Com isso, terão mais qualidade de vida, ética e esperamos que mudem as estatísticas, que mostram os jovens de 18 a 30 anos como os mais endividados entre a população”, cita Iraci.

O vice-presidente da Viacredi, Sérgio Cadore, disse que essas 530 crianças terão uma grande oportunidade de serem mais conscientes em relação às finanças. "Se nós tivéssemos na infância a oportunidade que eles têm agora, certamente seríamos cidadãos diferentes. Se estes alunos forem capazes de administrar sua própria renda já valeu a iniciativa do programa", disse ele. 

Já o secretário de Educação, Rogério Jung, destacou a intenção de ampliar o programa para as demais escolas municipais a partir de 2020, dependendo de como será a experiência este ano com as unidades em tempo integral. "Mais do que trabalhar para manter o nosso IDEB, iniciativas como esta vêm para contribuir para uma sociedade melhor", resumiu. 

A coordenadora do Programa de Educação Financeira da Semed, Iraci Müller, enfatizou que a coleção de livros a serem utilizados pelos alunos de 1º ao 5º ano traz elementos para que os estudantes saibam diferenciar, por exemplo, o que 'querem' e o que 'precisam', além de lições sobre planejamento, orçamento, empreendedorismo, cultura de poupar, entre outros. "É importante para a formação de cidadãos mais conscientes, que se reverte numa melhor qualidade de vida", disse ela.

Para o vice-prefeito de Jaraguá do Sul, investir em crianças garante um futuro melhor para todos. "E essa parceria com a Viacredi vai oportunizar esse aprendizado aos estudantes, pois assim como cuidar da saúde é importante, também é fundamental cuidar da nossa saúde financeira", destaca. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Educação

Professores da rede estadual de SC entram em greve

Em Jaraguá do Sul, haverá um ato nesta terça-feira (23) em frente a Gerência de Educação às 15h.
Professores da rede estadual de SC entram em greve
Ver mais de Educação