Dia internacional das Mulheres
Educação

Competições do mundial de robótica se iniciam nesta quarta (17) nos Estados Unidos

Estudantes do SESI de Concórdia e Blumenau integram a delegação brasileira que participa do torneio até sábado (20); o tema desta temporada são as viagens espaciais

17 Abr 2019 - 15h15Por Fiesc
Competições do mundial de robótica se iniciam nesta quarta (17) nos Estados Unidos -

Começa nesta quarta-feira (17) o mundial de robótica First Championship, em Houston (EUA), com a participação de 12 estudantes do SESI de Concórdia e de Blumenau. As duas equipes se habilitaram para as competições internacionais por conta do bom desempenho na etapa nacional realizada em março, no Rio de Janeiro. O tema desta temporada são as viagens espaciais e as equipes catarinenses desenvolveram projetos para minimizar os efeitos gerados pelo isolamento em missões de longa duração no espaço e para evitar problemas de circulação de sangue enfrentados pelos astronautas.

Covid-19 Prefeitura de Jaraguá

“A robótica que nós trabalhamos com estes alunos no Espaço Maker contribui muito para a formação e para o desenvolvimento destes jovens porque eles desenvolvem competências que hoje são essenciais para o mercado de trabalho, como raciocínio lógico, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe”, explica a supervisora de educação do SESI em Blumenau, Ketlin Cubas, que está acompanhando as disputas em Houston.  

Amanda Borges Ströher tem 15 anos e integra a equipe Techmaker e está vivendo sua primeira experiência internacional. “A robótica me deu uma família, me ensinou diversas coisas, ter mais responsabilidade, foco, empatia, concentração e ser mais comunicativa. Aprendemos noções de pesquisa e engenharia. Por isso, acredito que a robótica é tão importante na nossa formação”, avalia a estudante. 

Também da equipe Techmaker, Pollux Baptista, 16 anos, quer seguir carreira tecnológica. “A robótica é a área que eu quero seguir profissionalmente. Quero tentar engenharia mecatrônica, e a robótica já está contribuindo para a minha formação. Ela me dá base, conteúdo e me torna um profissional do futuro. A partir da formação para os campeonatos de robótica, já estamos vivendo esse preparo para o futuro”, comenta.  

“Participo dos torneios de robótica há dois anos e, desde que entrei no time, percebo mudanças em relação a organização pessoal, dedicação e novas amizades, além de ganhar inúmeras oportunidades e aprendizados”, conta a integrante da equipe AgroRobots, Beatriz Evangelista, de Seara. “Os torneios me ajudaram com o trabalho em equipe e despertaram em mim o interesse pela engenharia”, revela Lucas Lodi, que também faz parte da equipe de Concórdia. 

As aulas de robótica são oferecidas pelo SESI no Ensino Médio, ministrado em parceria com o SENAI, e também em atividades de reforço, para alunos de outras escolas no contraturno escolar, como é o caso das duas equipes que foram aos Estados Unidos. 

Outras sete equipes de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul estão na disputa que envolve times de 70 países. O torneio, que segue até sábado (20), é realizado com o apoio de grandes empresas como a Qualcomm, Google, Apple, LEGO e Boeing, além da parceria com a Agência Espacial dos EUA (NASA).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Educação

Prouni: inscrição na lista de espera termina hoje

Resultado será no dia 5 de março e matrícula, de 8 a 12
Prouni: inscrição na lista de espera termina hoje
Educação

Inscrições para cursos de qualificação do IFSC terminam nesta sexta

As oportunidades estão em 14 cidades, mas devido à pandemia todos os cursos serão oferecidos de maneira totalmente online.
Inscrições para cursos de qualificação do IFSC terminam nesta sexta
Educação

Educação de Jaraguá abre inscrições para estágio de ensino superior

Interessados poderão preencher o formulário a partir desta quinta
Educação de Jaraguá  abre inscrições para estágio de ensino superior
Educação

Câmara de Jaraguá aprova orçamentos da Educação para reforma e construção

O objetivo da Secretaria de Educação com essas obras é melhorar a qualidade e a oferta do ensino público municipal em Jaraguá do Sul
Ver mais de Educação