Educação

Comitê conclui documento de diretrizes para retorno às aulas presenciais

O documento final, que fará parte do plano de contingência do Estado e orientará os protocolos escolares, está em fase final de revisão e ajustes de redação para ser disponibilizado aos participantes do comitê na próxima semana.

20 Jul 2020 - 06h49Por Da Redação
Comitê conclui documento de diretrizes para retorno às aulas presenciais - Crédito: Cristiano Estrela / Secom Crédito: Cristiano Estrela / Secom

O comitê de retomada das aulas presenciais em Santa Catarina, composto por 15 instituições, concluiu na sexta-feira (17), as diretrizes de retorno de alunos acima de 14 anos às salas de aula. O documento final, que fará parte do plano de contingência do Estado e orientará os protocolos escolares, está em fase final de revisão e ajustes de redação para ser disponibilizado aos participantes do comitê na próxima semana.

Os próximos passos são apresentar as diretrizes aos integrantes do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES) e iniciar o plano de comunicação com os municípios e demais redes. Também será necessário seguir um extenso planejamento, que inclui capacitações de servidores, aquisição de equipamentos e simulações dos protocolos, para que as escolas estejam prontas para o retorno das aulas presenciais.

“Seguiremos trabalhando de forma intensa e conjunta para darmos segurança aos estudantes, garantirmos a qualidade do ensino e não deixarmos nenhum estudante para trás. Precisamos dar crédito a todas as entidades que participaram do comitê e colaboraram para podermos retomar as aulas presenciais quando a Secretaria de Estado da Saúde indicar que há segurança para essa decisão”, afirma o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

As diretrizes para alunos acima de 14 anos serão adaptadas nas próximas semanas para as demais faixas etárias e níveis escolares. Os cinco grupos de trabalho do comitê devem fazer ajustes para definir os protocolos do Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, com acréscimos que consideram as particularidades de cada público, como a maior proximidade com os professores e o uso de diferentes EPIs, por exemplo.

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