Educação

Comissão será formada para discutir Educação Especial em Jaraguá do Sul

Assunto foi discutido em audiência pública na noite de quarta-feira (27) na Câmara de Vereadores

28 Abr 2022 - 11h04Por Janici Demetrio
  - Crédito: Divulgação - Crédito: Divulgação

Em busca de um olhar especial para educação dada aos seus filhos, pais de crianças com deficiência e representantes de entidades sociais lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na noite desta quarta-feira (27) para assistir e participar da audiência pública que debateu a Educação Especial no município. Eles acompanharam a discussão conduzida pelas vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (PP) que buscou entender as realidades e as possibilidades do trabalho pedagógico com os alunos deficientes. Além dos vereadores jaraguaenses, fizeram parte da mesa de autoridades a secretária municipal da Educação, Ivana Atanásio Dias, o gerente regional de Educação, Fernando Alflen, a promotora da 7ª Promotoria de Justiça, Maria Cristina Ribeiro, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Iraci Muller, e a presidente da Comissão de Pais da Educação Especial de Jaraguá do Sul, Juliana Guesser. Pais de deficientes e representantes de outras entidades filantrópicas também puderam usar a palavra para fazer seus questionamentos aos debatedores. 

Por questões logísticas, o deputado estadual e representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, Vicente Caropreso (PSDB), participou da audiência de forma online. 

O tema que dominou o encontro foi a necessidade do segundo professor ou profissional qualificado de apoio em sala de aula, reivindicação da maioria das famílias que têm filhos deficientes matriculados nas redes de ensino em Jaraguá do Sul. Esse foi um tema já abordado no plenário da Câmara pelas duas vereadoras proponentes da audiência. Atualmente, a legislação federal obriga apenas a presença de profissionais cuidadores com nível de Ensino Médio, sem a necessidade de formação no Ensino Superior e habilitação como docente. Porém, o pedido das mães e das parlamentares é que esses funcionários sejam mais bem capacitados a fim de dar um olhar especial e uma educação mais qualificada aos jovens deficientes. 

Juliana Guesser lembrou que os profissionais que atendem os deficientes hoje na Rede Municipal de Ensino não têm a qualificação desejada pelos pais dos alunos. Ela adverte que, para estar no cargo, não basta apenas gostar de criança.

"É preciso ter conhecimento". Segundo a presidente da Comissão de Pais da Educação Especial, os cadeirantes, por exemplo, precisam de cuidados especiais, pois, caso sejam manejados de forma incorreta, podem sofrer consequências graves de saúde, como quebra de ossos. Juliana também lembrou que alguns profissionais contratos hoje pelo Executivo Municipal não têm o português como língua materna e apresentam dificuldades em se comunicar. Além disso, a rotatividade deles nos postos de trabalho é muito grande. 

 “Não queremos um cuidador. Queremos um profissional que vai auxiliar no desenvolvimento da criança, ensiná-lo no manejo de situações sociais críticas, que auxilie nas brincadeiras com outras crianças, ensinando a respeitar os limites e facilitando o processo de interação social”, explicou. 

A secretária Ivana afirmou que a Educação de Jaraguá do Sul é inclusiva e que a concepção disso pressupõe que os alunos com deficiência sejam ensinados pelos mesmos professores que os demais alunos, sem segregação. Ela ressaltou que o atendimento especializado é feito no contraturno das aulas e que, por isso, os profissionais que hoje atendem os estudantes com deficiência não são tão qualificados quanto as mães e pais gostariam que fossem. Além disso, ela lembra que a pasta conta com uma equipe multidisciplinar que dá apoio à Educação Especial. Contudo, Ivana reconheceu que a Secretaria pode rever a questão e promover mudanças que atendam os anseios das famílias. 

Para encerrar os trabalhos, a vereadora Sirley Schappo elencou as várias questões levantadas durante a audiência como a qualificação dos profissionais, atendimento mais humanizado, investimentos na Educação Especial, entre outras, e anunciou a criação de uma comissão que vai estudar e propor soluções para esses problemas e ações no município que promovam melhores condições de aprendizagem para os deficientes, envolvendo todas as redes de ensino - municipal, estadual e privada. Essa comissão deverá ser formada por vereadores, representantes das redes de ensino em questão, do Comed e de entidades sociais, como AMA, Apae e UP Down. 

Além disso, Sirley afirmou que ela e a vereadora Nina farão uma moção de apelo no Legislativo jaraguaense pedindo ao Executivo o encerramento do contrato com a atual empresa terceirizada que fornece mão de obra para apoio escolar aos alunos deficientes. A ideia é que profissionais mais qualificados e especializados nos cuidados com os deficientes sejam contratados para o trabalho.

"Jaraguá do Sul tem condições de oferecer mais", finalizou Sirley. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha

Em números absolutos, são 9,6 milhões de pessoas nessa situação
Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha
Política

Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul

Solicitação seria para o bairro Nereu Ramos
Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul
Educação

IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque

A formação é destinada ao público feminino a partir de 16 anos, e com o Ensino Fundamental I completo
IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque
Educação

Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta

A previsão é de que a concessão dos benefícios aconteça entre os dias 10 e 22 de abril. Os contemplados irão receber os valores pagos neste primeiro semestre de 2024 em retroativo
Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta
Ver mais de Educação