Educação

Começa a temporada de visitas de escolas ao Morro dos Stinghen

A iniciativa é um dos pontos essenciais desenvolvidos no trabalho de Educação Ambiental em Jaraguá do Sul

28 Mar 2019 - 06h00Por PMJS
Começa a temporada de visitas de escolas ao Morro dos Stinghen - Crédito: Patrick Titz / PMJS Crédito: Patrick Titz / PMJS

Coube aos alunos da Escola Albano Kanzler abrir o cronograma de visitas de estudantes do 7º ano da Rede Municipal de Ensino ao Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen. De acordo com a programação estabelecida pelá Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul cerca de 24 estabelecimentos de ensino deverão passar pelo parque entre os meses de março até outubro.

As visitas tem duração de até duas horas e meia. Tão logo os estudantes chegam ao parque são encaminhados para uma palestra sobre a Mata Atlântica com biólogos da Fujama e depois é a caminhada por uma trilha pré-estabelecida. Ali recebem informações sobre a fauna e a flora existentes no Morro do Stinghen. O objetivo é inserir estes alunos no bioma da Mata Atlântica, saber a importância de se preservar este ecossistema.

Para o professor Dênis Amilton dos Santos que acompanhou sua turma no Morro dos Stinghen, iniciativas como essa essenciais. “Não deixa de ser uma reaproximação com a natureza. A questão é que a juventude está muito no celular, internet, facebook. É um mundo muito digital e menos natural. No entanto, sem a natureza não somos nada. A gente consegue viver sem a tecnologia, sem o celular, mas sem a natureza não”, ressaltou o educador enquanto organizava sua turmar para a trilha.

Já a aluna Heloísa do Carmo Ananias Cordi era uma das mais animadas da sua turma para fazer a trilha. A exemplo de seu professor, ela também acha importante que sua geração cultive uma consciência ecológica. “Acho muito legal porque a gente tem a chance de aprender bastante coisas sobre a natureza e sobre os animais que vivem aqui”, destacou a aluna que visitou o local pela primeira vez. “Será uma boa experiência de aprendizado”, resumiu antes de se juntar aos colegas.

Continuidade - De acordo com dados divulgados recentemente pelo presidente da Fujama, Normando Zitta, quase cinco mil pessoas no Município foram capacitadas em Educação Ambiental somente em 2018. “Trabalhos como palestras, trilhas e até participações em Sipats (semanas de prevenção a acidentes de trabalho) de empresas foram capacitadas 4.774 pessoas em educação ambiental. Boa parte disso desenvolvida em escolas da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação”, avaliou na ocasião.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Educação

Prefeito Lunelli anuncia novo CMEI no Rio Cerro

CMEI do Rio Cerro II tem licitação marcada para dia 1 de junho
Prefeito Lunelli anuncia novo CMEI no Rio Cerro
Educação

IFSC é o melhor instituto federal do País, segundo índice divulgado pelo MEC

Com 19 cursos avaliados, o IFSC atingiu o conceito 4 e obteve a melhor classificação entre os institutos federais do País
IFSC é o melhor instituto federal do País, segundo índice divulgado pelo MEC
Educação

Secretaria de Educação de Jaraguá abre inscrições para estágio de ensino superior

Novidade deste processo é a inclusão do curso de Psicologia, junto com as licenciaturas de Pedagogia, Educação Física, Educação Especial, Psicopedagogia e para estudantes do 4º ano do Magistério (Ensino Médio)
Secretaria de Educação de Jaraguá abre inscrições para estágio de ensino superior
Política

Lunelli e Franzner visitam unidades escolares recém-reformadas

A agenda serviu para o prefeito conhecer as novas instalações e conversar com os profissionais da educação e estudantes
Lunelli e Franzner visitam unidades escolares recém-reformadas
Ver mais de Educação