Educação

Começa a temporada de visitas de escolas ao Morro dos Stinghen

A iniciativa é um dos pontos essenciais desenvolvidos no trabalho de Educação Ambiental em Jaraguá do Sul

28 Mar 2019 - 06h00Por PMJS

Coube aos alunos da Escola Albano Kanzler abrir o cronograma de visitas de estudantes do 7º ano da Rede Municipal de Ensino ao Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen. De acordo com a programação estabelecida pelá Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul cerca de 24 estabelecimentos de ensino deverão passar pelo parque entre os meses de março até outubro.

As visitas tem duração de até duas horas e meia. Tão logo os estudantes chegam ao parque são encaminhados para uma palestra sobre a Mata Atlântica com biólogos da Fujama e depois é a caminhada por uma trilha pré-estabelecida. Ali recebem informações sobre a fauna e a flora existentes no Morro do Stinghen. O objetivo é inserir estes alunos no bioma da Mata Atlântica, saber a importância de se preservar este ecossistema.

Para o professor Dênis Amilton dos Santos que acompanhou sua turma no Morro dos Stinghen, iniciativas como essa essenciais. “Não deixa de ser uma reaproximação com a natureza. A questão é que a juventude está muito no celular, internet, facebook. É um mundo muito digital e menos natural. No entanto, sem a natureza não somos nada. A gente consegue viver sem a tecnologia, sem o celular, mas sem a natureza não”, ressaltou o educador enquanto organizava sua turmar para a trilha.

Já a aluna Heloísa do Carmo Ananias Cordi era uma das mais animadas da sua turma para fazer a trilha. A exemplo de seu professor, ela também acha importante que sua geração cultive uma consciência ecológica. “Acho muito legal porque a gente tem a chance de aprender bastante coisas sobre a natureza e sobre os animais que vivem aqui”, destacou a aluna que visitou o local pela primeira vez. “Será uma boa experiência de aprendizado”, resumiu antes de se juntar aos colegas.

Continuidade - De acordo com dados divulgados recentemente pelo presidente da Fujama, Normando Zitta, quase cinco mil pessoas no Município foram capacitadas em Educação Ambiental somente em 2018. “Trabalhos como palestras, trilhas e até participações em Sipats (semanas de prevenção a acidentes de trabalho) de empresas foram capacitadas 4.774 pessoas em educação ambiental. Boa parte disso desenvolvida em escolas da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação”, avaliou na ocasião.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha

Em números absolutos, são 9,6 milhões de pessoas nessa situação
Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha
Política

Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul

Solicitação seria para o bairro Nereu Ramos
Lunelli solicita construção de uma nova escola em Jaraguá do Sul
Educação

IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque

A formação é destinada ao público feminino a partir de 16 anos, e com o Ensino Fundamental I completo
IFSC de Jaraguá do Sul abre curso gratuito de Costureira de Máquina Reta e Overloque
Educação

Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta

A previsão é de que a concessão dos benefícios aconteça entre os dias 10 e 22 de abril. Os contemplados irão receber os valores pagos neste primeiro semestre de 2024 em retroativo
Inscrições e renovações para o Programa Universidade Gratuita começam nesta quinta
Ver mais de Educação